quarta-feira, 26 de outubro de 2011

10 coisas que não gosto

A karla Poubel do Mania de Casa Decoração (fofíssima!) me convidou e eu topei. Brincadeira interessante, porque, como ela mesma disse, faz com que a gente, que é do ramo, se conheça melhor, né? Claro que euzinha, que a-do-ro reinventar, vou lançar uma contraproposta logo a seguir... mas isso é daqui a pouco.
Vão aqui as 10 COISAS QUE EU NÃO GOSTO, gentes:

10º lugar:

PRECONCEITO


Nada pior que a exclusão que a gente tem mania de fazer por simples desconhecimento ou porque "se acha", né?

9º lugar:
VIOLÊNCIA, ESPECIALMENTE CONTRA CRIANÇAS.



Não tenho nem palavras pra descrever o que sinto quando vejo cenas como essa.

8º lugar:

VIOLÊNCIA CONTRA ANIMAIS


A ignorância humana é capaz de atrocidades como o abandono e a maldade contra seres indefesos e desprovidos de racioncínio, mas com sentimento e lealdade inigualáveis.

7º lugar:

CRIMES CONTRA A NATUREZA



Cenas assim mexem muito comigo e me tiram do sério. Esse ano o meu estado, Minas Gerais, foi vítima de nº recorde de queimadas. Fiquei muito triste e apavorada com a devastação causada pelo fogo e pela ignorância do homem.

6º lugar:
FALTA DE GENTILEZA





Gentileza gera gentileza, já disse o "profeta". A falta dela, por outro lado, gera infelicidade, stress, situações constrangedoras e desarmonia. Ser gentil é fundamental e, para isso, a gente tem um dia inteiro pela frente. No ônibus, na escola, no bar da esquina, em casa, em qualquer lugar, as oportunidades de sermos gentis com o próximo estão lá, à nossa espera.

5º lugar:

PALAVRÕES


Não gosto. Podem me chamar de velha, piegas, pudica, fresca, chata. Não gosto e pronto. Que me desculpe a Dercy Gonçalves, mas achava aquela mania dela desnecessária. E um péssimo exemplo. Conhceço crianças como essa aí da foto, que aos cinco anos já sabem falar 10 palavras de baixo calão e as dizem em todo o canto, sem o menor pudor, sem se importar com quem esteja ouvindo. E não aprenderam na escola... O exemplo em casa é tudo. Como está escrito: "nem só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da sua boca".

4º lugar:

FRESCURA OU O POPULAR "NARIZ EMPINADO"



Pessoas como a personagem interpretada magistralmente pela Meryl Streep em O Diabo Veste Prada, são o símbolo do nariz empinado ou da frescura. Aquele olhar blasé que diz "como o mundo é inferior e pedante" me faz ficar com pena. Sério. Senti muita pena da pessoa. Esse tipo de atitude me irrita. E talvez seja porque a gente, por mais santinha que queira ser, às vez cai nessa tentação, não é?

3º lugar:

COMIDA MAL FEITA OU FEITA COM DESCASO



Minha mãe cozinha muito bem. Meu pai também. Minha avó também cozinhava. Eu, nem tanto. Mas...quando vou para a cozinha, faço o meu melhor. Pode ser arroz e ovo frito, mas eles são feitos com capricho e amor. Comida com amor e atenção tornam qualquer prato um manjar. Minha avó paterna fazia o melhor picadinho de bofes que já comi na vida (pra quem não sabe, bofe é uma parte do estômago do boi e é uma das mais baratas do açougue). A alfavaca e a cebolinha se uniam ao amor e carinho que ela punha no tempero. O cheiro e a apresentação do prato ficavam deliciosos. A gente comia como se estivesse comendo carne de primeira. Por isso não suporto comida feita com descaso. Não precisa ser requintada ou cheia de frescura. Precisa ser gostosa e passar capricho. Isso é chique.

2º lugar:

MAU HUMOR E NEGATIVISMO

Sabe esse pessoal que vive se lamentando da vida? Se faz sol, reclama do calor. Se chove, reclama do frio ou de ter de sair de guarda-chuva. Se tem arroz e ovo, diz que a comida está um lixo. Se tem rosbife, acha que a carne está crua ou salgada demais. Se recebe uma notícia boa, logo emenda: "mas isso não vai durar muito" ou "aposto que é mentira...". Pois é. Conheço gente assim e isso me dá uma preguiça... Não gosto de conviver muito tempo ou permanecer muito tempo por perto desses reclamões mau humorados. O bom humor é meio caminho andado para as coisas darem certo. Tudo bem. A gente de vez em quando sai da cama com uma nuvenzinha sobre a cabeça, ninguém está livre disso. Mas o problema é querer permanecer com ela, entenderam? O negócio é dizer: "xô, mau humor!". Isso é ser grato pela vida.

E em 1º lugar.... the winner is...


INVEJA



 É lugar-comum, eu sei. Mas não tinha de ser outra coisa. Ela, a inveja, está no centro de grande parte das mazelas humanas. É irmã da vaidade e prima-primeira do egoísmo. Não precisa dizer muito. Sabe aquele olhar "seca-pimenteira", aquela palavrinha que deixa veneno? Então. São sintomas de inveja latentes. E pra quem não acredita, vai um alerta: inveja pega, sim. É capaz de minar sonhos, derrubar pessoas, levar projetos ao buraco. Mas tem um antídodo: paz no coração e caridade. Se a pessoa alvo da inveja olhar o invejoso com amor e desejo verdadeiro de que ele mude, ou seja, se olhar o outro com misericórdia, essa "caridade" neutralizará o veneno, gente. Acreditem.

Pois é. Está aí a minha lista. Mas como eu disse, vai aqui a minha contraproposta: que tal, depois dessa brincadeira, lançarmos uma outra? Sugiro às minhas queridas amigas blogueiras o tema AS 10 COISAS QUE FAREI PARA MUDAR O MUNDO.  A proposta é colocar 10 coisas simples, possíveis de se realizar no dia a dia, como ser mais gentil, ou iniciar um projeto no bairro (mas tem de explicar, entendem?). Pois é. Fica aí o meu desafio também.
Obrigada à Karla pela oportunidade e um bj a todos.

Ah!

10 blogueiras(os) a quem lanço a brincadeira das 10 coisas que não gosto:

Flávio Zaninelli - Casa, Coisas e Tal
Isbela Kastrup - Arrumadíssimo
Juliana Oliveira - Decoreju
Fernanda - Fernanda Reali
Juju - Apartamento Alugado
Betty Gaeta - Gosto Disso
Regiane - Casa Com Decoração
Gil - Coisas da Gil
Andrea Granja - Sou Mais Minha Casa 
Susi - Copy & Paste

3 comentários:

Karla Poubel disse...

Oi Lidiana,
Obrigada por aceitar o convite de participar da brincadeira. Gostei do seu desafio e estou pronta para participar assim que você começar. Bjkaaaaassssssss,

Priscilla Araujo disse...

Áh estou com vc!!! também detesto essas 10 coisas da lista! Obrigado pela visitinha viu? volte sempre!bjocassss

Andy Santana disse...

Lili,
obrigado pelo comentário e pela visita,
eu tb não gosto de muita coisa que vc disse no post...

e a Adele é única e perfeita, adoro.