A karla Poubel do Mania de Casa Decoração (fofíssima!) me convidou e eu topei. Brincadeira interessante, porque, como ela mesma disse, faz com que a gente, que é do ramo, se conheça melhor, né? Claro que euzinha, que a-do-ro reinventar, vou lançar uma contraproposta logo a seguir... mas isso é daqui a pouco.
Vão aqui as 10 COISAS QUE EU NÃO GOSTO, gentes:
10º lugar:
PRECONCEITO
Nada pior que a exclusão que a gente tem mania de fazer por simples desconhecimento ou porque "se acha", né?
9º lugar:
VIOLÊNCIA, ESPECIALMENTE CONTRA CRIANÇAS.
Não tenho nem palavras pra descrever o que sinto quando vejo cenas como essa.
8º lugar:
VIOLÊNCIA CONTRA ANIMAIS
A ignorância humana é capaz de atrocidades como o abandono e a maldade contra seres indefesos e desprovidos de racioncínio, mas com sentimento e lealdade inigualáveis.
7º lugar:
CRIMES CONTRA A NATUREZA
Cenas assim mexem muito comigo e me tiram do sério. Esse ano o meu estado, Minas Gerais, foi vítima de nº recorde de queimadas. Fiquei muito triste e apavorada com a devastação causada pelo fogo e pela ignorância do homem.
6º lugar:
FALTA DE GENTILEZA
Gentileza gera gentileza, já disse o "profeta". A falta dela, por outro lado, gera infelicidade, stress, situações constrangedoras e desarmonia. Ser gentil é fundamental e, para isso, a gente tem um dia inteiro pela frente. No ônibus, na escola, no bar da esquina, em casa, em qualquer lugar, as oportunidades de sermos gentis com o próximo estão lá, à nossa espera.
5º lugar:
PALAVRÕES
Não gosto. Podem me chamar de velha, piegas, pudica, fresca, chata. Não gosto e pronto. Que me desculpe a Dercy Gonçalves, mas achava aquela mania dela desnecessária. E um péssimo exemplo. Conhceço crianças como essa aí da foto, que aos cinco anos já sabem falar 10 palavras de baixo calão e as dizem em todo o canto, sem o menor pudor, sem se importar com quem esteja ouvindo. E não aprenderam na escola... O exemplo em casa é tudo. Como está escrito: "nem só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da sua boca".
4º lugar:
FRESCURA OU O POPULAR "NARIZ EMPINADO"
Pessoas como a personagem interpretada magistralmente pela Meryl Streep em O Diabo Veste Prada, são o símbolo do nariz empinado ou da frescura. Aquele olhar blasé que diz "como o mundo é inferior e pedante" me faz ficar com pena. Sério. Senti muita pena da pessoa. Esse tipo de atitude me irrita. E talvez seja porque a gente, por mais santinha que queira ser, às vez cai nessa tentação, não é?
3º lugar:
COMIDA MAL FEITA OU FEITA COM DESCASO
Minha mãe cozinha muito bem. Meu pai também. Minha avó também cozinhava. Eu, nem tanto. Mas...quando vou para a cozinha, faço o meu melhor. Pode ser arroz e ovo frito, mas eles são feitos com capricho e amor. Comida com amor e atenção tornam qualquer prato um manjar. Minha avó paterna fazia o melhor picadinho de bofes que já comi na vida (pra quem não sabe, bofe é uma parte do estômago do boi e é uma das mais baratas do açougue). A alfavaca e a cebolinha se uniam ao amor e carinho que ela punha no tempero. O cheiro e a apresentação do prato ficavam deliciosos. A gente comia como se estivesse comendo carne de primeira. Por isso não suporto comida feita com descaso. Não precisa ser requintada ou cheia de frescura. Precisa ser gostosa e passar capricho. Isso é chique.
2º lugar:
MAU HUMOR E NEGATIVISMO
Sabe esse pessoal que vive se lamentando da vida? Se faz sol, reclama do calor. Se chove, reclama do frio ou de ter de sair de guarda-chuva. Se tem arroz e ovo, diz que a comida está um lixo. Se tem rosbife, acha que a carne está crua ou salgada demais. Se recebe uma notícia boa, logo emenda: "mas isso não vai durar muito" ou "aposto que é mentira...". Pois é. Conheço gente assim e isso me dá uma preguiça... Não gosto de conviver muito tempo ou permanecer muito tempo por perto desses reclamões mau humorados. O bom humor é meio caminho andado para as coisas darem certo. Tudo bem. A gente de vez em quando sai da cama com uma nuvenzinha sobre a cabeça, ninguém está livre disso. Mas o problema é querer permanecer com ela, entenderam? O negócio é dizer: "xô, mau humor!". Isso é ser grato pela vida.
E em 1º lugar.... the winner is...
INVEJA
É lugar-comum, eu sei. Mas não tinha de ser outra coisa. Ela, a inveja, está no centro de grande parte das mazelas humanas. É irmã da vaidade e prima-primeira do egoísmo. Não precisa dizer muito. Sabe aquele olhar "seca-pimenteira", aquela palavrinha que deixa veneno? Então. São sintomas de inveja latentes. E pra quem não acredita, vai um alerta: inveja pega, sim. É capaz de minar sonhos, derrubar pessoas, levar projetos ao buraco. Mas tem um antídodo: paz no coração e caridade. Se a pessoa alvo da inveja olhar o invejoso com amor e desejo verdadeiro de que ele mude, ou seja, se olhar o outro com misericórdia, essa "caridade" neutralizará o veneno, gente. Acreditem.
Pois é. Está aí a minha lista. Mas como eu disse, vai aqui a minha contraproposta: que tal, depois dessa brincadeira, lançarmos uma outra? Sugiro às minhas queridas amigas blogueiras o tema AS 10 COISAS QUE FAREI PARA MUDAR O MUNDO. A proposta é colocar 10 coisas simples, possíveis de se realizar no dia a dia, como ser mais gentil, ou iniciar um projeto no bairro (mas tem de explicar, entendem?). Pois é. Fica aí o meu desafio também.
Obrigada à Karla pela oportunidade e um bj a todos.
Ah!
10 blogueiras(os) a quem lanço a brincadeira das 10 coisas que não gosto:
Flávio Zaninelli - Casa, Coisas e Tal
Isbela Kastrup - Arrumadíssimo
Juliana Oliveira - Decoreju
Fernanda - Fernanda Reali
Juju - Apartamento Alugado
Betty Gaeta - Gosto Disso
Regiane - Casa Com Decoração
Gil - Coisas da Gil
Andrea Granja - Sou Mais Minha Casa
Susi - Copy & Paste
3 comentários:
Oi Lidiana,
Obrigada por aceitar o convite de participar da brincadeira. Gostei do seu desafio e estou pronta para participar assim que você começar. Bjkaaaaassssssss,
Áh estou com vc!!! também detesto essas 10 coisas da lista! Obrigado pela visitinha viu? volte sempre!bjocassss
Lili,
obrigado pelo comentário e pela visita,
eu tb não gosto de muita coisa que vc disse no post...
e a Adele é única e perfeita, adoro.
Postar um comentário