segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Sobre tijolos e sonhos

Há algum tempo venho acalentando um sonho meio besta, mas minha avó dizia que nenhum sonho deve ser ignorado. Também aprendi que primeiro a gente sonha acordado, daí de tanto sonhar acordado, passa a sonhar dormindo e daí o sonho pula pro papel e só então ele acontece. Fiquei na etapa do sonhar acordada um bom tempo com uma parede de tijolinhos. Não vale rir, eu disse que o sonho era besta.
Pois é. A gente tem mania de ignorar pequenos sonhos, como se somente os grandes valessem a pena. Ledo engano de quem pensa que sonho se mede pelo glamour. Nessa vida de interiorana eu aprendi que sonho quanto mais simples, tão melhor e mais importante ele é. Daí acabo de concluir que sonho grande é sonho pequenininho. Meio doido isso, né? Não sei como é, só sei que é assim. Por isso minha parede de tijolinhos aconteceu aqui, no meio da cidade grande, num apartamento que nem tijolinhos tinha. Cimento e tijolo no apto nem pensar. Calejei as ideias e bati o martelo: vai ter que ser. E aí ela surgiu. Deu trabalho, mas sonho é como filho - se não dá trabalho, não vale. Então taí o PAP de como nasceu uma parede de tijolinhos envelhecidos, sem quebra-quebra, sem cimento, sem tijolo. Mas peraí? Parede de tijolinhos sem tijolo? É papel? Não. É tecido? Não. Dou um doce pra quem acertar. Vejam as fotos aí e confiram:

Era uma vez uma paredinha meio esverdeada e sem graça...O cantinho estava até mais ou menos, mas faltava alguma coisa que a tornasse mais interessante e aconchegante, né?
Aí a gente resolveu dar asas ao sonho que antes estava amarrado no pé de ideias. Desatado o nó, o sonho ganhou mundo. Começou com uma espátula e uma lata de massa de texturizar (dessas mais baratinhas mesmo, viu?¨). Ah! Foi preciso uma escadinha e uma dose de paciência pra aguentar ficar de papo pro ar um tempinho, viu?
Olha euzinha aí de novo, com a mão na massa e a paredinha de tijolinhos fake surginho aos poucos na minha frente...

Pois aí está a primeira dica: a espátula tem de ser média, da largura do tijolinho que se quer fazer. Pegue uma boa quantidade de massa com a ponta da espátula e vá "assentando" cada tijolinho em linha reta, tomando o cuidado de deixar beiradinhas salientes, como alto relevo. Pare e veja de longe de vez em quando pra não correr o risco de sair do prumo e a parede ficar torta! Nas laterais  há sempre os meio-tijolos, aqueles que ficam pela metade...

 E a bagunça continua... Corantes Xadrez, baratinhos (2,50 cada e se compra em casas de tinta) nas cores marrom, vermelho e amarelo. Um pouquinho só de tinta latex branca, fita adesiva, estopa, um pedaço de pano, pincel grosso (desses redondos).

Misturinha pronta, mão na tinta (com luvas dessas que vem em caixa de tintura de cabelo). Faça cor parecida com tijolo queimado. Marrom claro, marrom escuro, avermelhado, alaranjado... o importante é que os tijolos não fiquem homogêneos, porque uma parede de verdade, quando descoberta, não fica certinha. Resumindo: a beleza está na imperfeição. Vá molhando a estopa ou o pincel e dando batidinhas em cada tijolinho, manchando, tinjindo...Falando nisso, não sei porque essa foto ta insistindo em ficar assim, de banda, então não vou contrariar...

Esse aí é meu sobrinho Zéotávio, isolando as gretas (os intervalnhos entre os tijolinhos) com fita adesiva, pra não entrar tinta onde não pra entrar...
Olha só como vai ficando a obra...ta toda borrada porque tem tinta na fita crepe dos intervalos entre tijolos, entenderam? Depois que tira a fita, isso some e fica bonito. Paciência, ta?

 
Como eu disse, a parede vai surgindo na frente da gente... e o sonho vai tomando forma...Espere tudo secar bem, de um dia para o outro...

Mas todo sonho que é sonho precisa ser bem acabado, pra virar realidade, né não? E pra isso preciso dar uns pulos. Então vai aqui o  pulo do gato! Pegue tinta latex, espalhe com a mão mesmo, numa tampa ou tábua (usei a tampa do pote de sorvete rssr...)



Molhe um pano nessa tinta (pode ser uma fralda, uma toalha velha mesmo)


E vá batendo e manchando os tijolos, como se fosse cal. A ideia é deixar a parede com cara de "descoberta", como se você tivesse quebrado uma parede de sua casinha e encontrado esse tesouro...


E como diz o meu amigo francês: "voilà!" Me digam: ficou ou não mais interessante? Bom... pra mim foi um sonho realizado. Daqui a pouco, posto mais umas coisinhas que andei fazendo no último sábado, ta?
Bj a todos.


18 comentários:

Anônimo disse...

pelo pap parece que dá um trabalinho mais ou menos, mas super criativo e super legal o resultado!

E a sala ficou com outra cara! Parabéns pelo trabalho!

Alessandro S Silva disse...

Sensacional!! Ficou bem legal.

Unknown disse...

Gentes! Que maravilha que vcs gostaram! Dá, sim um trabalhinho, mas é divertido fazer e muito bom de ver quando fica pronto. Ainda mais com elogio...
Bjs a todos.
Lidiana

Betty Gaeta disse...

Oi Lili,
Adorei a sua parede. Não sabia que dava para fazer desta maneira.
Amei a sua frase sobre o sonho ser como filho, e que se não der trabalho não vale a pena.
Beijos 1000 e um uma semana maravilhosa para vc.

www.gosto-disto.com

Mina disse...

Olá, acabei de chegar! Adorei sua nova parede, ficou o máximo!!! Parabéns !!!

FLAVIA CRISTINA C. disse...

QUE DEMAIS, EU AMEI, OBRIGADA POR COMPARTILHAR A IDEIA.
E VIM TAMBÉM PEDIR SEU VOTO PARA UM CONCURSO QUE ESTOU PARTICIPANDO LÁ NO BLOG DA FATIMA, ESTOU CONCORRENDO COM UMA FOTO DO MEU JARDIM E FICAREI MUITO FELIZ COM SEU VOTO, O LINK É ESSE

http://fadinhadaarte.blogspot.com/2011/08/finalistas-do-concurso-meu-doce.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+FadinhaDaArte+%28Fadinha+da+Arte%29

ÓTIMA SEMANA...

Lia Houf disse...

INCRÍVEL!
Ficou perfeito ... nunca imaginaria uma coisa destas ... amei!

Unknown disse...

Olá, Lia, Mina e Flávia, bem-vindas ao BLOG DA LILI! Obrigada pelos elogios. Podem divulgar à vontade, viu? Todo dia tem novidade por aqui, nem que seja uma novidadezinha, mas tem!
Bjs a todos!
Lidiana

Guta Peres disse...

Comadre, ficou mt lindo!! Qdo vc me comentou por telefone o que estava fazendo eu não imaginei que o resultado fosse esse. Parabéns pela criativiade, pelo empenho e pela força de vontade! Qdo eu crescer quero ser igual a vc. Bj

Ana Regiane Ivanski disse...

Lili
Você é muito criativa, parabéns!!

Obrigada por dividir o passo a passo.
beijos
Regiane

Unknown disse...

Regiane, amor e experiência são coisas que quanto mais a gente divide, mais elas se multiplicam, né?
Obrigada por passar aqui e deixar seu carinho.
Bj de uma leitora assídua do Design & Decoração!
Lidiana

José Otávio disse...

O resultado ficou bastante legal gente, ainda mais eu, eu pude conferir tudo de tão pertinho. Parabéns, Li! -José Otávio

A Designer de Joias disse...

que trabalho lindo.....deve ter sido bem cansativo para os braços, mas o resultado valeu a pena.Ficou maravilhoso . Beijos

Andrea Guim disse...

Uau! Ficou perfeita!! Parece bem trabalhoso mas o resultado compensa, né?!
Beijins,
Andrea

Unknown disse...

que empenho, Lili!!!!! Ficou linda!!!
Que tal vir aqui fazer uma parede pra mim?? hein, hein???!!! Eu não dava conta não. rsrrss

beijo

Eduarda disse...

Parabéns!!!!
Ficou muito lindo...

Susy Alves disse...

Voltei Lili, kkk nem tinha visto sua visitinha lá no meu blog e vim de xereta sem convite mesmo (só a cara de pau) ADOREI!!! Já tinha uma revista onde ensinava a tal paredinha falsa, mas ficava uma cor falseta demais e com cara de pintura. AMEI, sua técnica de bloco manchado e depois o "cal", ficou igualzinho de verdade.
Parabéns!!!!

Posso divulgar no meu blog?

beijo

Unknown disse...

Oi Lili estava pesquisando sobre parede de tijolo falsa e encontrei a sua, meu parabéns ao casal, ficou perfeita.
Abraços