quarta-feira, 16 de março de 2011

A vontade aparece

Pois é. Hoje quero falar sobre esse bichinho chamado vontade. Palavra esquisita essa, né? Já parou pra pensar no som que emitimos quando dizemos "von-ta-de"? Imagine um americando dizendo: "fountad". Um alemão: "von tad!!". E um japa: "vun-ta-de, né?". Norte-americanos, alemães e japoneses são de povos cuja força de vontade e poder de superação são citados como exemplos.

Brincadeiras e fonéticas à parte, essa palavrinha engraçada nos remete a outra deliciosa e ambígua: desejo. E o que é o desejo? Noossa... Desejar é muito bom, né... E realizar é melhor ainda, apesar de, em algumas situações muito específicas, o melhor da festa vir antes dela, se é que me entendem...
De vez em quando, até em coisas simples do dia a dia, temos de transformar nossa fome de gato em fome de leão e fazer as coisas acontecerem. É sobre esses desejos ou vontades ou sobre a falta deles que o texto abaixo fala.  O assunto foi tema de um informativo que elaborei em fevereiro destinado aos colaborades da empresa onde eu trabalho e está entre os preferidos dos nossos leitores. A autoria é desconhecida (se alguém souber, me informe, por favor!). Espero que gostem! Abracejos!

Quero falar sobre um cientista americano chamado William James, considerado o pai da psicologia moderna. Ele foi professor de psicologia e de filosofia da Universidade de Harvard, que como você sabe é uma das mais conceituadas e sofisticadas do mundo.
Uma vez foi perguntado ao Dr. James: "Em sua opinião, qual foi a descoberta científica mais importante no campo do desenvolvimento humano?".
"Até bem pouco tempo atrás - disse ele - pensava-se que, para agir, você tinha antes que sentir. Hoje nós sabemos que o contrário também é verdadeiro: você começa a agir e a vontade aparece.
Essa é a descoberta científica mais importante no campo do desenvolvimento humano. Se uma dona de casa está com preguiça de arrumar a gaveta, quando ela começa a fazer esse serviço dá vontade de arrumar todo o armário. Ela arruma o armário e dá vontade de arrumar o quarto. Arruma o quarto e dá vontade de arrumar a casa, embora no início tivesse preguiça de arrumar a gaveta.
Na vida também é assim: tem gente que passa a vida esperando ter vontade para fazer algo. Sabe qual é o segredo? Comece a fazer que a vontade aparece. Se você for esperar a vontade aparecer, vai ficar parado a vida inteira.
O agir e o sentir formam uma via de mão dupla, que tanto pode ir num sentido como no outro. Você pode começar a fazer alguma coisa e a vontade aparecer ou pode ter vontade e então fazer alguma coisa.
Mas se você ficar esperando a vida inteira - poderá passar uma vida em vão. Tem gente que passa a vida dizendo: ‘Um dia eu vou abrir uma empresa...’ E nunca realiza o sonho. O segredo não é esperar para fazer: é fazer que a vontade aparece. Está sem vontade de fazer algo? Comece a fazer que a vontade aparece".
William James estava certo - essa foi uma das descobertas mais importantes no desenvolvimento humano nos últimos 100 anos, porque graças a essa constatação você pode começar agora mesmo a fazer aquilo que nem está com vontade, mas que sabe ser importante.

Nenhum comentário: