segunda-feira, 5 de julho de 2010

Ela também ama galinhas

Gente, só passei pra dizer que também sou apaixonada por galinhas.
A Priscilla, do Minha Casa, Minha Vida tb é. Fazemos parte de um clube de mulheres que gostam das penosas povoando nossas cozinhas e áreas de serviço ou lazer, além de sítios e quintais.
Essa aí da foto é da Priscilla. Charmosa, né não?
Tenho muitas na meu "pequeno galinheiro urbano" e ao vê-las me sinto mais perto de minhas raízes. Fui criada de pé no chão, pisando na terra e estendendo roupa no varal. Já corri muito atrás dessas pintadas e das amarelas, pretas, marrons e vermelhas. E já panhei muito ovinho no ninho. Ai que delícia...
Meus filhos infelizmente não tiveram esse prazer. Não sabem, nem de longe, o que é a sensação de segurar um ovo recém saído de dentro de uma cocó, olhar e voltar com ele ao ninho, pra depois ver um pintinho amarelinho saindo de dentro.
Minha filha Maria Antônia viu uns pintinhos nascendo outro dia. Dentro de uma chocadeira elétrica, lá no nosso sítio, onde o namorido achou de criar galinha caipira como "empreendimento". Ela ficou hooooooras observando aquela arte da vida misturada com tecnologia. Deus fez a galinha botar o ovo e o homem entrou com a chocadeira. Fazer o quê, se essa raça humana tem pressa de tudo? Até de criar galinhas! 
Por isso, olhando minhas penosas - Tereza, Maricota, Marieta, Julieta, Conceição, Lili, Terência, Joaquinha, entres as mais de vinte que tenho na cozinha - me sinto um pouco mais paciente e perto da vida sem pressa. Cada uma garimpada num canto das Minas Gerais por onde passei ou noutras terras. Até de Goiânia veio uma! Aí, só fritando um ovo molinho e comendo com arroz, feijão, molho de mamão verde e pimenta. Ai, ai...

Um comentário:

Christiane Silva disse...

Lindinha esta galinha.
Mas eu ainda fico em dúvida entre elas e pinguins... =P