segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Por que não posso acreditar em fadas?


SirArthur Conan Doyle. Você sabe quem foi ele? Não, você não sabe. Mas se eu disser "Sherlock Holmes". Esse nome lhe diz alguma coisa?
Pois fique sabendo que Doyle foi o criador desse personagem, um dos mais populares e intrigantes da literatura moderna. Sua primeira aparição se deu numa história de ficção chamada "Um Estudo em Vermelho", publicada numa revista britânica, em 1887. Daí por diante os ávidos leitores ingleses e metade do mundo passaram a conhecer os mistérios e a ciência investigativa do que é considerado um dos maiores investigadores do mundo da ficção. Sempre cético diante de mistérios aparentemente "do outro mundo", Holmes desafiava as crenças e resolvia mistérios até então insolúveis - e há quem dissesse que ele praticamente era o alterego de seu criador, Sir Athur Conan Doyle.
Pois foi o mesmo Arthur, que também era médico e um devotado cientista, quem escreveu uma teoria sobre a existência das fadas, o que está brilhantemente exposto no filme "O Encanto das Fadas".
Quero que me digam: por que um britânico de alta reputação como escritor, médico e cientista enfrenta o risco de ser levado ao ridículo ao declarar publicamente que crê em seres especiais do mundo espiritual entre nós, e eu, uma simples jornalista do terceiro mundo não posso? Porque vou parecer uma criança que se recusa a crescer? Mas se você diz a uma criança que há um anjo guardando o seu sono, ela acredita. E realmente há. Uma coisa eu te digo: seja o que for, investigue, comprove e observe. Mas antes de qualquer coisa, creia. Jesus dizia assim aos seus discípulos, quando eles perguntavam se lhes seria dado o paraíso: "quem não vier a mim como uma criança, não herdará o paraíso".
Pergunto aos incrédulos de plantão: há alguma coisa em que você acredite e que não conta aos outros, porque teme ser ridicularizado? Tem alguma coisa aí, dentro de você, que pulsa e te faz mais feliz, mas que você não revela porque tem medo de parecer "anormal"?
Que bom! Você não é o único. Pode crer.
Até amanhã.

Um comentário:

Spharion disse...

Perfeito. Achei seu texto procurando por Lucas 18:17. "Quem não vier a mim como uma criança". Estava pensando em um video do Dead Can Dance, em que bailarinas dividem espaço com dançarinos fazendo a dança tola, como crianças.