Mostrando postagens com marcador reciclagem. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador reciclagem. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

CAMINHANDO COM HERÓIS...

 ...e muito charme! É assim que você estará ao se aventurar na tarefa de aproveitar o tempo livre e as velhas revistinhas em quadrinhos para repaginar aquela sapatilha que você adora, mas que já não está tão bonitinha. Fácil, rápida e baratíssima, a solução é ideia da Revista do Artesanato, que o blog compartilha, com gosto!
Mas, aproveitando a deixa, a gente quer deixar aqui um toque sobre essa coisa de se divertir no trabalho.  A sapatilha ao lado pode até parecer infantil para alguns, mas o que seria da vida se não fossem as brincadeiras, o bom-humor, as piadas e as risadas que damos de vez em quando? Como caminhar por aí, sem um sorriso, um toque de alegria? Ah...infelizmente, há tanta gente que ainda não aprendeu que a vida sem sorrisos não passa de um brinquedo quebrado! Tem gente que vive de cara amarrada por qualquer 'de-cá-uma-palha'. Ou melhor, vive, não: morre. Sim, porque morre-se um pouquinho a cada azedumes que se espalha por aí. Morre-se no coração do outro. E mata-se também. Mata-se automaticamente um outro sorriso e, com ele, provavelmente, aquela esperança que pode ter começado a nascer.
Então, fica aqui um tiquinho da graça que esses pezinhos podem ir espalhando por aí, se aceitarem o nosso convite para brincar um pouco de ser feliz. Nem que seja assim, visitando o mundo da fantasia, caminhando com heróis de papel. São de papel, mas ainda assim, podem ajudar a gente a colorir um pouco a vida.

domingo, 1 de setembro de 2013

APARA-DORES

Bom, esse post já deveria ter sido feito há pelo menos três semanas, mas nunca é tarde para contar coisas boas aos amigos, não é?  Passei esse tempo aparando as dores de ter um membro da família dodói - AVC são três letrinhas que não significariam muita coisa separadas, mas juntas fazem um estrago e tanto na vida da gente. Falando em dores, calha bem esse novo uso para um velho móvel de pau-ferro que encontrei jogado no fundo do quintal do meu pai. Era um balcão onde meu avô Braziolli, marceneiro de mão cheia, aprontava das suas. Não fotografei o dito cujo na sua vida pregressa (rsrsrs). Mandei o carroceiro lá buscar e o moço quase não acreditou quando eu disse que ia aproveitar aquilo. "Ô, Dona Lidiana, a sinhora não  incomoda d'eu perguntar modequê  a senhora vai querê esse troço todo sujo de lama e velho, não?", falou ele enquanto me ajudava a carregar "o troço" pra dentro de casa. Aí eu contei que ia "botar as minhas dores pra correr, usando velhas lembranças do meu tempo de criança". Ele ficou sem entender do mesmo jeito. Mas disse que ia voltar pra ver o resultado. Sabe que agora, vendo o móvel na minha sala da janta, cheguei à conclusão de que não haveria mesmo um nome mais adequado para essa coisa. APARADOR - que bem podia ser escrito assim: APARA-DORES. Porque foi enquanto eu pus a mão nele, pra transformá-lo em algo bom e útil, que eu pensei nas minhas dores mais sentidas. Lavei, lixei, retirei umas coisas que estavam podres, deixei apenas o que prestava, a madeira boa e forte que nem prego conseguia perfurar. Pintei, lixei de novo, envernizei. Sem perceber, fiz o mesmo comigo. Daí, também concluí que com gente tem uma diferença: coração de gente às vezes é pior que pau-ferro.  Tem de ter uma paciência danada e mesmo depois de todo o trabalho, é preciso de vez em quanto refazer ou retocar, pra que o brilho da alma não seja apenas um vernizinho por fora.  E aí está, pra vocês e pro seu Zé da Carroça, o resultado. Compartilho porque achei bastante interessante como resgatei o que há de melhor em mim, enquanto resgatava esse móvel do fundo do quintal do meu velho pai. Beijos e um abraço quente a todos.
 
Escova pra a limpeza...

 
Água e esforço físico limpam tudo...até a alma


Uma velha porta de armário de cozinha que uma amiga lá de Beagá me deu faz mais de um ano...


 
Tirei o puxador...



Dá pra imaginar o que vai acontecer com ela?

 

 
Pincel e tinta látex branca (latinha pequena, Coral, 23,00, na Nova Cores)

 
O branco é a cor da paz mesmo...

 
Enquanto branqueio o velho móvel, algumas outras coisas também vão ficando claras...

 
Um pouco de tinta azul-pacífico (também da Coral, 23,00, na Nova Cores) e lixa fina pra dar uma carinha de móvel de fazenda usado, transformaram o antigo balcão de marceneiro do meu avô Braziolli e fez um conjunto bem bonitinho com os meus banquinhos velhos, que pintei com as crianças há uns dez anos...

 
Meu aparador agora apara muitas coisas boas: a garrafa de vodka tem um azul tão lindo que não resisti - virou vasinho de flores de madeira lá de Cabo Frio (RJ), que ganhei da minha tia-amiga-comadre Ana Maria. As galinhas de madeira são da Oficina Dedo de Gente (Curvelo-MG), o boizinho de cerâmica é da Natal (RN), o porta-balas de vidro trabalhado ganhei da minha irmã, Giovanna, o porta-retratos carrega as fotos antigas da família - incluindo uma da formatura da minha mãezinha, ainda no curso de Magistério do Colégio das Clarissas Franciscanas (Corinto-MG), e embaixo, a bandeja de vidro e crochê - um trabalho lindo feito pela minha prima Ana Paula (Goiânia - GO).

terça-feira, 27 de agosto de 2013

A LIÇÃO DA TARTARUGA


Terça é dia de reciclar. Vamos trabalhar hoje as já muito divulgadas garrafas pet. Tá. Você já ta cansado de ver isso. Mas essa ideia é pra aqueles dias em que a criançada está agitada, precisando de alguma coisa pra fazer e todas as suas alternativas já se esgotaram! Olha só que fofas essas tartaruguinhas, que o pessoal da Revista do Artesanato inventou pra gente se divertir com os filhotes, sobrinhos, netos e afilhados! Quer saber direitinho como faz e copiar outras ideias? Entra lá! Mas...enquanto faz o brinquedinho, reflita: na vida é preciso também reciclar as ideias. Ficar parado pensando sempre nas mesmas coisas pode dar num monte teia de aranha na cabeça... Observe as tartarugas. Até elas, que são tão vagarosas, chegam aos seus objetivos caminhando, caminhando, importando-se menos com a velocidade do caminhar e mais com o lugar onde quer chegar.  Beijo da Lili.
Fonte: http://www.revistaartesanato.com.br/reciclagem/brinquedo-reciclado-tartaruguinha-feita-com-garrafa-pet/

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Oiê!!!!



Então, Lili está de volta, mais cheia de gás que em todos os tempos. Isso porque férias bem aproveitadas fazem um bem danado à alma, ao corpo e à mente - principalmente quando é uma mente caraminholante, que não para um segundinho de inventar coisas.
Voltando a ativa e zapeando pela net, encontrei mais um blog superinteressante. O Apartamento Alugado, da Juju, é como cupcakes: gostoso, bonito e ainda por cima, faz bem à alma da gente, porque está cheio de ideias fantásticas. A Juju é de Londrina (PR), mas já apareceu pro país todo em publicações que mostraram suas arrumações em decor. Hoje vi lá uma ideia superbacana para fruteira ou ball (seja lá o nome que derem) feito de argolas de madeira - essas que se usa pra cortinas. Muito boa, Juju! Adorei tb a solução para a luminária de barrica de papelão (vou resolver dois problemas: dar destino à minha lata de massa de texturizar e dotar minha salinha de uma luminária linda - obrigada, Ju!).
Então é isso, pra começar bem a semana e mais uma fase do Blog da Lili. Passem lá, viu?
PS: amanhã tem post sobre a repaginada da sala, do corredor e do quarto do rapazinho aqui de casa. Pensaram que Lili estava só dormindo durante as férias, é? Não percam mais um capítulo da série: "Como Transformar seu Ap com Pouca Grana - Parte II". Tejá!

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Já pro banheiro!

 Divulgação

Então ta. Lili agora anda às voltas com a Casa e Jardim. Vira e mexe, olha ela twittando do site da revista. Bom mas essa vale a pena mesmo. Quem aí não joga um monte de folha de papel - A4 principalmente - no lixo? E quem é que não paga cada dia mais caro por um rolo de papel que vai limpar nosso popô? Só os muito ecológicos mesmo. Mas a japonezada não dorme e inventou mais uma e saiu-se com essa coisa aí. A bichinha engole um A4 de um lado e cospe rolo de papel higiênico do outro!
O que me consola é que a tecnologia hoje anda a passos stevejobianos (salve!salve! ó grande gênio da era virtual, que Deus o tenha em bom lugar a essas horas) e logo os nossos filhos e netos terão uma dessas no estilo portátil, bem ao lado da máquina de lavar (que aliás, será do tipo lavagem a seco ou coisa do tipo). Então, pulem lá no Casa e Jardim  e confiram, porque quando a novidade chegar nas lojas, estaremos todos alguns anos mais velhos, mas vamos poder dizer "eu já sabia!".

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Chove chuva, chove sem parar...


Ai... essa chuvinha que ta caindo agora aqui em BH é tudo de bom, viu? Tanto tempo esperando esse arzinho de terra molhada, tantos meses aguentando a garganta seca e o nariz irritado... agora Deus nos abençoa com ela, a chuva! Lavando tudo, ela chega, em pleno outubro, pintando de cinza o céu de Minas e aliviando nossas matas desse inferno chamado queimada. Sinceramente, não sei o que pensar dessas almas tristes que botam fogo nas matas. Juro que ao passar pelas estradas, ouço gritos de desespero vindo do cerrado em chamas. O que estamos fazendo com o nosso planetinha?
Bom, Lili anda reflexiva demais. Sumi por uns dias com justa causa: projetinhos na área profissional de urgência máxima que não me deixaram alternativa que não fosse dar um breque no bloguito. Mas...Lili volta radiante, com energias renovadas pelo domingão que passou na serra, num lugar mágico. Banho de cachoeira geladinho, amigos em roda de violão, bom papo, ótima música, cheiro de mato, abraços em árvores, gente nova e  interessante na minha caderneta de telefones e um calzone de salivar até o mais impoluto dos monges budistas. Pronta então a receita do domingo perfeito! Divido isso com vocês, meus  fieis companheiros de blogagem. Vão ter de ficar imaginando essas cenas aí, porque celular é tudo de bom quando não acaba a bateria na hora em que a gente mais precisa.
Mas pra um retorno de verdade, tem de ter um post para casa. Então vai aqui a minha velha mania de reaproveitar coisinhas. Lili  não perde caminhada. Na ida para a serra, tratei de relaxar tomando uma ice - tava um calor da peste aqui ontem. Como garrafa boa é garrafa útil, juntei a dita cuja às minhas tantas e umas mini-margaridas. Deu nesse arranjinho singelo mas muito cute-cute para o cantinho especial da casa. Bom, né? Porque aí não tem chance de elas, com essa chuva, virarem depósito de larvinha do mosquito da dengue. Então é isso. Tem garrafa em casa, mas não tem um cantinho florido? Agora não dá pra ter desculpa...A ordem é: beba com moderação e, se beber, além de não dirigir, leve a garrafa pra enfeitar a sua casa. Bj!

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Flor do lixo


Gentes, Lili zapeando pela internet e puf! Caiu na página do Planeta Sustentável, da Abril. Já conhecia, mas há algum tempo não passava por lá. Vi então a receita de brinco e anel feitos de garrafa pet. As flores de plástico, que já foram tema da Flávia Ferrari (DECORACASAS) são mesmo um encanto. Pois não é que as pets também viram lindas bijouterias, bem acabadas e delicadas, nas mãos de uma professora de ciências que virou artesã por força do destino? Veja aqui como a Kathya Bruno, 37 anos, professora em Lagoa Santa, vizinha aqui de BH, produz essa coisinha fofa aí no dedo dela. E não é que ela ganha até 600 reais por mês ajudando a tirar o plástico da natureza? Vou te contar: bela diversão pro fim de semana lá em casa, né? E na sua casa, vai ter o quê? Tô doidinha pra saber! Bjs
Foto e fonte: http://www.planetasustentavel.com.br/

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Era uma vez...Um palet, dois caixotes de feira e uma galinha

Então. Fim-de-semana de novo e Lili tinha um monte de coisas a fazer (pra variar). Sábado, um corre-corre, casamento de amiga (aliás, tão lindo que deu vontade de casar também) e faxina a fazer. Domingo, tarde do dia, planos frustrados: adeus ida à casa nova da minha amiga Ana.  Aí, entre uma arrumação aqui e outra ali, depois de me dar conta de que o fim-de-semana tava mesmo no fim, nada restou senão capitalizar o resto do domingão fazendo algo que me deixasse menos inútil. Finalmente os caixotes recolhidos na rua da amargura iam ocupar seu lugarzinho ao sol. Melhor: à sombra. Mais exatamente no meu banheirinho, que agora sorri de feliz pela repaginada. Tava mesmo, desde que mudei pra cá, precisadíssimo de um up.

O terrível "antes": vamo combinar que as coisas não iam nada bem. Banheiro pequeno  e antigo não é sinônimo de banheiro feio. A gota d'água foi o armário abaixo da pia cair (por causa de um vazamento que descobri tarde).

O "depois"! Atenção para o detalhe: a latinha que gentilmente abriga a flor-de-maio saiu de debaixo da pia da cozinha (ficava com a esponja de lavar pratos antigamente).

A toalhinha rendada é forrinho de plástico 1,99, que cortei ao meio e a Jurema (essa simpática galinha de cerâmica pintada a mão que trouxe de Curvelo) faz parte da minha coleção de cocós - sim, eu faço coleção de galinhas e nenhuma delas tem preconceito com fazer poleiro em banheiro, desde que ele seja simpático...

E, finalmente, os caixotinhos de feira que nem tive o trabalho de pintar, porque depois que pus rodízios e ajeitei pra ver se ficavam bons, gostei do resultado na cor natural (estavam tão limpinhos que deixei assim mesmo, nem me importei com os grampos aparecendo, porque acho que ficou tipo "sou de feira mesmo, e daí?", além de combinar com as suculentas).
Então? O que acharam?  Se tem um banheirinho pra repaginar...Nada que um palet, dois caixotes e uma galinha não resolvam com um pezinho nas costas ..rsrs...



quarta-feira, 17 de agosto de 2011

A chave

Perguntinha básica: o que fazer com uma porta velha  de armário de banheiro e um monte de cacarecos? Bati cabeça em torno da questão, principalmente porque minha mãe disse que a casa estava virando uma filial da ASMARE (Associação de Catadores de Material Reciclável aqui de BH). Desse modo o desafio se instalou: tenho de achar a chave que vai me libertar desse monte de pseudo-lixo. Sim, porque a gente tem mania de ver lixo em tudo que não usa mais. Pensa daqui e dali, enfim achei a chave para o dilema. Não sei exatamente em que site eu vi a ideia  proque a gravura estava guardada no meu baú de recortes e coisas-que-eu-vou-fazer-um-dia faz é tempo! (Please, quem souber me diga pra eu postar os devidos créditos rapidinho, viu? ) Então taí. Não tem PAP detalhado, mas o antes e o depois explicadinho:

Era uma vez uma porta de armário que resolveu cair. Estava cansada, a coitada, de ser a mesma coisa sempre, ali, no abre-fecha debaixo da pia do banheiro. Daí, despencou de tédio - feito a gente numa quarta-feira dessas, pensando no monte de coisas que poderia estar fazendo em casa, não fosse o tal do trabalho (rsrsrs...). A porta, abandonada e triste ficou por algumas semanas, no lugar mais apropriado para portas entediadas: escondidas no escurinho debaixo da cama.
Era uma vez também quatro chaves sem porta, que também abandonadas e tristes, repousavam no fundo de gavetas-guarda-trecos, que encontraram ao acaso cinco argolas de variados tamanhos, algumas arruelas que se perderam pelo caminho, dois clipes, um grampo de cabelo que caiu no vão da pia do banheiro, uma estrelinha de metal que se desprendeu do paraíso que era aquele colar lindo, alguns badulaques sem nome e três gatos-pingados que miavam no silêncio da caixa de contas. Todos sem rumo e insatisfeitos por se sentirem inúteis e esquecidos, prontos para ir para o único fim certo a que todos - incuindo nossos lindos corpos humanos - estamos destinados: o lixo.
Mas eis que num fimdesemanaemendadocomferiado uma fada madrinha resolveu mexer no seu imenso caldeirão de ideias e zap! Não é que ela ajuntou todo mundo com  uma lata de tinta spray preta e daí nasceu a chave para todos os dilemas ali empilhados?

Numa folha de papel, um lápis também achou um lugarzinho especial. Lugares marcados, hora da transformação e do grande encontro. De roupa nova, no melhor estilo black tie, todo mundo foi achou enfim a chave para o sucesso! ... E viveram felizes para sempre...

Não sei por que essa foto quer ficar assim, deitadinha. Mistéeeeerios...


Ah! Observem como a porta está feliz, sorrindo de vida nova. Vai ganhar um lugar especial na minha parede, ao lado da porta de entrada do ap. Um belo salto pra quem estava caidinha, escondida debaixo da cama, né? E aí? Vai dizer que com a gente também não acontecem coisas assim...

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Como fazer crianças e cães dormirem como anjos num sábado à noite

Então um dia a filha caçula vira e diz que não tem nada pra fazer. Pleno sábado à noite e ela me cutucando: "mãe, não tem nada pra fazer!...". Mania que os meninos de hoje tem de ficar pedindo pra gente arrumar o que fazer. Quando eu era pequena lá... nos idos de 1970tinha, o que não me faltava era o que fazer. Haja espaço pra tanta ideia! Mas hoje, com pc, internet, iphone e tudo o mais, chega a dar dó dos bichinhos, perdidos no meio da parafernália cibernética. Não é o só o Bob Esponja que está com a calça quadrada, nossos filhos também estão ficando com o bumbum quadrado de tanto ficar sentados teclando, teclando, teclando...Resultado: uma total falta de imaginação quando não há um aparelhinho desses na mão. Pois aí mamãe, com dó da caçula -  que não teve a felicidade de subir em pé de fruta, balançar em balanço de pneu, comer manga derrubada com vara de bambu, fazer guizado no quintal, brincar de indio na moita de bananeira, nem fazer casinha de boneca com latinhas de massa de tomate e tampinhas de refrigerante -  então tratou de inventar um que-fazer pra ela. Olha daqui e dali, eureka! Dois palets encontrados na porta da loja de bebedouros e estocados por mamãe pra quando Deus quisesse, iriam ser as cobaias da vez.
Olhem só aí no que deu essa brincadeira, em pleno sábado à noite, no meu apezinho:



E começa a transformação de dois palets que iam pro lixo em algo que fará duas criaturinhas muito felizes. Material necessário: tinta latex, corante xadrez baratinho, pincel, plástico pra forrar o chão do ap, canetinha hidrocor e uma menininha linda sem ter o que fazer num sábado à noite enquanto o sono não vem... 
Devagar a peça foi se transformando... a tinda latex branca foi matizada com corante vermelho (dois pinguinhos na tijela, pra ficar rosa-bebê)

Primeira demão...


Deu a segunda demão. Pensei: vai dormir. Mas  aí ela cismou de fazer algo mais personalizado...


Ta bom... usou minha ELLE da coleção como apoio pra fazer os "ossinhos" (o contorno foi feito com canetinha hidrocor preta, daquelas que ela leva pra escola)

... e personalizou a caminha da Morena...

Entusiasmou-se e acabou fazendo uma pro Bethoven (o dele é com um E só mesmo) azulzinha, olha que fofo dele, todo prosa, pronto pra naninha...
Pssss.... não é que ele dormiu, mesmo?
Ah! A Morena eu não tirei foto porque a doidinha não pára quieta na cama e agora está com o pelo todo embolado! Resultado: tosa à vista. Deixo pra postar foto dela quando estiver linda e loira de novo, como na foto aí da barra lateral, né? Então, foi isso. Filha caçula foi dormir também, com um sorriso até aqui.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Vou dar bola

A gente acha que ja viu de tudo e pensa que soluções fantásticas precisam de ideias fantásticas. E aí é que se perde o pulo-do-gato. Então ontem,  fuçando a net, achei essas coisinhas aí. São as eco laundry ball, indicadas pelo site Greenvanna Greenstore. Clica aqui pra saber como funcionam. Mas pra encurtar conversa, já adianto que foi a solução encontrada pra dona de casa economizar sabão, energia, água, tempo, amaciante e várias idas à manicure. Mas essas bolinhas aí fazem isso tudo? Fazem mais, asseguram os fabricantes e alguns de seus usuários. Com tanta economia de recursos e por dispensarem o uso do sabão ou qualquer outro detergente na lavagem de roupas (na máquina ou tanquinho) elas são ecológicas até debaixo d'água. E sabe qual é o pulo-do-gato delas? É a física! O atrito e o modo como foram fabricadas com uso de plástico e pastilhas de cerâmica faz o trabalho sujo pra gente. Simples assim. Mãe de três adolescentes que sujam mais do que lavam, só dando bola pra essa novidade, né não?