sexta-feira, 24 de julho de 2009

BOM HUMOR É TUDO


Acordei atrasada. Tinha compromissos às 8h30 e já eram 7h40! Corri ao banheiro para aquele banho-de-gato (se é que me entendem) e tratei de vestir a única peça de roupa limpa que ainda havia na mala depois de quase uma semana de hotel. A noite maldormida graças à insônia regada a programas de tevê de toda ordem me legara uma dor de cabeça chata - dessas que doem sem doer, sabe? Pois foi assim que fui para a sala tomar café.
Antes de sair do quarto já me irritava o som das risadas lá fora, mas a cena que vi à mesa me desarmou: lá estavam quatro mulheres às gargalhadas, parecendo um bando de rolinhas em volta da farinha de milho, aparentando um total descompromisso com a rotina dessa vida e destoando completamente da minha pressa matinal. Não sabia se passava reto ou se dizia um bom dia discreto, típico de estrangeiros. Fui pega de surpresa por um sonoro "bom dia!!!" em coro, como se euzinha pertencesse ao grupo. Pronto: foi inevitável não passar da apatia à simpatia.
Elas, visitantes meio nordestinas e meio mineiras, não se constrangiam com as piadas que faziam dos trejeitos e gafes dos próprios parentes e amigos - e o melhor: de si mesmas. Uma delas - que aparentava uns 50 anos - virou-se pra mim entre lágrimas de risos e disse "se avexe não, viu? a gente pra não rir a coisa tem de estar muito estragada mesmo. De resto, é desse jeito que você está vendo, tá?".
Imediatamente quis fazer parte da vida delas. Tive uma vontade enorme de ficar ali, desfrutando do café descomprometido e bem-humorado daquelas mulheres, que naquele determinado momento não pareciam ter diferença alguma de idade entre elas. Mesmo com a obvia aparência dos 10, 20 e 30 anos que separavam uma da outra - já que se tratava de tres gerações à mesa - ali, naquele momento, o frescor da juventude exalava e tomava conta do ambiente.
Fui para o trabalho contagiada. Meu dia - que começara com tudo para ser um ó - tinha outros ares. Tive vontade de voltar e agradecer pelo bem que me fizeram sem saber. Mas elas também saíram para tratar de suas vidas. Claro que cada uma tinha seus grilos e aflições de todos nós, mortais. Mas certamente viverão muito melhor e saberão resolvê-los com mais elegância e despojamento que muito embaixador por aí.
Sabe, definitivamente, todo ser humano desse mundo deveria ter direito a um "bom dia!!" e a um começo de manhã como aquele. Como nunca é tarde para dizer OBRIGADO, faço desse espaço meu agradecimento (que espero, um dia vejam), e dou testemunho público de que bom humor é tudo.

Um comentário:

Carla disse...

Pois eu acho que o segredo do viver bem está realmente aí: humor, sempre!
Adorei sua visita, quilida!
Bjo.