No início deste ano eu estabeleci prioridades, que anotei no meu Caderno de Receitas para Ser Feliz. Algumas delas eu contei aqui no post Minha Lista de Desejos para 2011 , outras estão ainda lá, top secret. Confesar desejos não é coisa que se faça com qualquer um, principalmente porque dependendo do desejo a gente pode pagar o maior micão, como diz meu Serginho. Aos 14, bigodinhos nascendo e voz mudando, ele me faz refletir sobre mim mesma, mais do que todos os sermões e palestras de auto-ajuda que já ouvi. E foi dele que ouvi, no início de 2011, as piores verdades.
Ele me falou que eu vivia mentindo pra mim mesma. Que não era capaz de apostar nos meus sonhos e que vivia dizendo a ele o que fazer com os dele. Disse que eu não tinha coragem de assumir as coisas de que realmente gosto com a desculpa de que estava lhes poupando (a ele e às irmãs) de algum sacrifício e que isso fazia com que ele se sentisse culpado sempre que eu desistia de fazer alguma coisa ou fingia não querer algo. Me jogou, assim, na cara, o fato de ter feito algumas más escolhas e de ficar me culpando ou a outras pessoas por isso o resto da vida, sem fazer algo que realmente mude a situação. Daí ele emendou pra parte da exemplificação. Sabe como são os adolescentes, são muito práticos e rápidos no gatilho. Enquanto ele derramava o leite, eu via a minha vaquinha indo para o brejo (sabe aquela história da vaquinha que um monge empurrou ladeira abaixo pra que uma família de roceiros mudasse de atitude? Então. Foi mais ou menos assim).
Tomei uma garrafa de vinho depois dessa conversa, ao som do U2, banda que amo desde que tinha vinte e poucos anos. E foi ao som de Beautiful Day que peguei na carteira uma amassada lista amarela, a minha velha Lista de Botas (aquela que o Morgan Freeman e o Jack Nicholson fizeram no filme Antes de Partir). Busquei um caderno e botei o título: Caderno de Receitas para Ser Feliz. Decidi passar a minha listinha secreta a limpo e transformá-las em algo que pudesse sair do papel. E o primeiro ítem foi justamente ir a um show deles, a banda do Bono.
Não digam que isso é filosofia à la Rhonda Byrne, porque não é. Eu já sabia àquelas alturas do mês de janeiro que eles viriam ao Brasil. Mas sabe quando você boicota os próprios sonhos e passa a fazer de conta que eles não existem, se sentindo ridícula por pensar naquilo a certa altura da vida? Era assim que eu me sentia em relação a um dia ir a um estádio ver Bono e The Edge. Não me imaginava de verdade largando os três pimpolhos em casa e curtindo a noite com a banda que marcou uma época da minha vida e ainda continua me emocionando. Pois é. Fui pensando nisso e sorvendo o lambrusco gelado. Dou razão aos médicos que dizem que uma taça de vinho por dia faz muito bem ao coração. E digo que uma garrafa de vez em quando (sem apologia, por favor) faz bem à alma. À medida que o ritmo da música ia aumentando, aumentando, como frenéticas passadas de um treino de corrida, os meus sonhos foram pulando para o papel e minha decisão de realizá-los ficando mais forte. Fui dormir exausta de tanto imaginar como seria cada uma daquelas minhas pequenas e grandes loucuras. Mas hoje estou aí. Correndo, mudando minha vida. Planejando os detalhes de uma viagem. Estudando duas outras línguas. Dançando. Escrevendo. Fazendo as coisas acontecerem. E vou ao show do U2. Sozinha. Quer dizer... vão uns amigos...
E como eu digo: filho dá trabalho, mas é a melhor coisa do mundo quando a gente sabe ouvir e se deixa amar.
"It's a beautiful day/ Don't let it get away/ It's a beautiful day
Touch me,Take me to that other place/Teach meI, know I'm not a hopeless case"
(Beautiful Day - Adam Clayton / Bono Vox / Larry Mullen Jr. / The Edge)
textos, imagens, sons e ideias pra você pensar, se distrair, comentar, compartilhar, usar e abusar, tornando seu dia-a-dia melhor
Mostrando postagens com marcador desejos. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador desejos. Mostrar todas as postagens
quarta-feira, 30 de março de 2011
It's beautiful day
Marcadores:
Bono,
desejos,
felicidade,
filhos,
lista de botas,
música,
receita,
show,
sonhos,
U2,
vida corrida
quarta-feira, 16 de março de 2011
A vontade aparece
Pois é. Hoje quero falar sobre esse bichinho chamado vontade. Palavra esquisita essa, né? Já parou pra pensar no som que emitimos quando dizemos "von-ta-de"? Imagine um americando dizendo: "fountad". Um alemão: "von tad!!". E um japa: "vun-ta-de, né?". Norte-americanos, alemães e japoneses são de povos cuja força de vontade e poder de superação são citados como exemplos. De vez em quando, até em coisas simples do dia a dia, temos de transformar nossa fome de gato em fome de leão e fazer as coisas acontecerem. É sobre esses desejos ou vontades ou sobre a falta deles que o texto abaixo fala. O assunto foi tema de um informativo que elaborei em fevereiro destinado aos colaborades da empresa onde eu trabalho e está entre os preferidos dos nossos leitores. A autoria é desconhecida (se alguém souber, me informe, por favor!). Espero que gostem! Abracejos!
Quero falar sobre um cientista americano chamado William James, considerado o pai da psicologia moderna. Ele foi professor de psicologia e de filosofia da Universidade de Harvard, que como você sabe é uma das mais conceituadas e sofisticadas do mundo.
Uma vez foi perguntado ao Dr. James: "Em sua opinião, qual foi a descoberta científica mais importante no campo do desenvolvimento humano?".
"Até bem pouco tempo atrás - disse ele - pensava-se que, para agir, você tinha antes que sentir. Hoje nós sabemos que o contrário também é verdadeiro: você começa a agir e a vontade aparece.
Essa é a descoberta científica mais importante no campo do desenvolvimento humano. Se uma dona de casa está com preguiça de arrumar a gaveta, quando ela começa a fazer esse serviço dá vontade de arrumar todo o armário. Ela arruma o armário e dá vontade de arrumar o quarto. Arruma o quarto e dá vontade de arrumar a casa, embora no início tivesse preguiça de arrumar a gaveta.
Na vida também é assim: tem gente que passa a vida esperando ter vontade para fazer algo. Sabe qual é o segredo? Comece a fazer que a vontade aparece. Se você for esperar a vontade aparecer, vai ficar parado a vida inteira.
O agir e o sentir formam uma via de mão dupla, que tanto pode ir num sentido como no outro. Você pode começar a fazer alguma coisa e a vontade aparecer ou pode ter vontade e então fazer alguma coisa.
Mas se você ficar esperando a vida inteira - poderá passar uma vida em vão. Tem gente que passa a vida dizendo: ‘Um dia eu vou abrir uma empresa...’ E nunca realiza o sonho. O segredo não é esperar para fazer: é fazer que a vontade aparece. Está sem vontade de fazer algo? Comece a fazer que a vontade aparece".
William James estava certo - essa foi uma das descobertas mais importantes no desenvolvimento humano nos últimos 100 anos, porque graças a essa constatação você pode começar agora mesmo a fazer aquilo que nem está com vontade, mas que sabe ser importante.
Marcadores:
desejos,
fazer acontecer,
força,
leão,
o pulo do gato,
poder,
preguiça,
realizar,
vontade
quinta-feira, 13 de janeiro de 2011
Minha lista de desejos para 2011
O ano começou bem antes de velho se despedir. A sensação era de que a necessária renovação - ritual que nós prezamos tanto - não quis esperar a chegada do 31 de dezembro. Veio a jato, apressada, antes do Natal. Minha vida mudou de novo. E, acho, para melhor. É o que espero.
Esperança, aliás, deveria ser meu segundo nome. Tenho fé. Disso não duvido. Fé nas pessoas e em mim. Fé em Deus e pé na tábua. Esse é o meu lema este ano. Mudar é bom, já disse isso aqui. Mudar de amores - e nisso inclui não ter amor nenhum a não ser por Deus, por si mesmo, pelos amigos sinceros e pela família que nos acolhe. Amor pela vida - esta e a futura. Isso também é bom.
Em 2010 mudei de cidade e de emprego. Em 2011 mudei de ares - quero respirar a liberdade e o afeto de pessoas mais verdadeiras, que gostem de dançar, ouvir boa música, conhecer gente interessante, fazer algo pelo próximo que não seja apenas dar uma esmola ou um cheque no fim do mês.
Quero trabalhar muito, mas também viajar, ir à praia, praticar um esporte, assistir ao show da minha banda preferida, tomar um pileque de lambrusco gelado de quando em vez na companhia de caros amigos. Quero plantar mais árvores, cuidar mais dos meus filhos, mostrar-lhes o caminho certo. Ter coragem para mudar o que puder ser mudado e sabedoria para discernir o que não pode ser modificado. Quero saber sofrer as dores com resignação, mas não com comodismo.
Quero escrever um livro, contribuir para um planeta mais saudável e menos materialista, quero progredir como gente - sendo feliz quando puder aqui e consquistar o mérito de ser muito mais feliz na vida que me está reservada noutro plano. Poder chegar à hora da partida com serenidade, certa de que fiz o meu melhor.
Esta é a minha lista de desejos para 2011. E você, já tem a sua?
Grande beijo e desculpe pelo tempo que fiquei afastada desse meu cantinho. Como a borboleta, eu precisava de um tempo pra me transformar...
Esperança, aliás, deveria ser meu segundo nome. Tenho fé. Disso não duvido. Fé nas pessoas e em mim. Fé em Deus e pé na tábua. Esse é o meu lema este ano. Mudar é bom, já disse isso aqui. Mudar de amores - e nisso inclui não ter amor nenhum a não ser por Deus, por si mesmo, pelos amigos sinceros e pela família que nos acolhe. Amor pela vida - esta e a futura. Isso também é bom.
Em 2010 mudei de cidade e de emprego. Em 2011 mudei de ares - quero respirar a liberdade e o afeto de pessoas mais verdadeiras, que gostem de dançar, ouvir boa música, conhecer gente interessante, fazer algo pelo próximo que não seja apenas dar uma esmola ou um cheque no fim do mês.
Quero trabalhar muito, mas também viajar, ir à praia, praticar um esporte, assistir ao show da minha banda preferida, tomar um pileque de lambrusco gelado de quando em vez na companhia de caros amigos. Quero plantar mais árvores, cuidar mais dos meus filhos, mostrar-lhes o caminho certo. Ter coragem para mudar o que puder ser mudado e sabedoria para discernir o que não pode ser modificado. Quero saber sofrer as dores com resignação, mas não com comodismo.
Quero escrever um livro, contribuir para um planeta mais saudável e menos materialista, quero progredir como gente - sendo feliz quando puder aqui e consquistar o mérito de ser muito mais feliz na vida que me está reservada noutro plano. Poder chegar à hora da partida com serenidade, certa de que fiz o meu melhor.
Esta é a minha lista de desejos para 2011. E você, já tem a sua?
Grande beijo e desculpe pelo tempo que fiquei afastada desse meu cantinho. Como a borboleta, eu precisava de um tempo pra me transformar...
Assinar:
Postagens (Atom)
