quarta-feira, 30 de março de 2011

It's beautiful day

No início deste ano eu estabeleci prioridades, que anotei no meu Caderno de Receitas para Ser Feliz. Algumas delas eu contei aqui no post Minha Lista de Desejos para 2011 , outras estão ainda lá, top secret. Confesar desejos não é coisa que se faça com qualquer um, principalmente porque dependendo do desejo a gente pode pagar o maior micão, como diz meu Serginho. Aos 14, bigodinhos nascendo e voz mudando, ele me faz refletir sobre mim mesma, mais do que todos os sermões e palestras de auto-ajuda que já ouvi. E foi dele que ouvi, no início de 2011, as piores verdades.
Ele me falou que eu vivia mentindo pra mim mesma. Que não era capaz de apostar nos meus sonhos e que vivia dizendo a ele o que fazer com os dele. Disse que eu não tinha coragem de assumir as coisas de que realmente gosto com a desculpa de que estava lhes poupando (a ele e às irmãs) de algum sacrifício e que isso fazia com que ele se sentisse culpado sempre que eu desistia de fazer alguma coisa ou fingia não querer algo. Me jogou, assim, na cara, o fato de ter feito algumas más escolhas e de ficar me culpando ou a outras pessoas por isso o resto da vida, sem fazer algo que realmente mude a situação. Daí ele emendou pra parte da exemplificação. Sabe como são os adolescentes, são muito práticos e rápidos no gatilho. Enquanto ele derramava o leite, eu via a minha vaquinha indo para o brejo (sabe aquela história da vaquinha que um monge empurrou ladeira abaixo pra que uma família de roceiros mudasse de atitude? Então. Foi mais ou menos assim).
Tomei uma garrafa de vinho depois dessa conversa, ao som do U2, banda que amo desde que tinha vinte e poucos anos. E foi ao som de Beautiful Day que peguei  na carteira uma amassada lista amarela, a minha velha Lista de Botas (aquela que o Morgan Freeman e o Jack Nicholson fizeram no filme Antes de Partir). Busquei  um caderno e botei o título: Caderno de Receitas para Ser Feliz.  Decidi passar a minha listinha secreta a limpo e transformá-las em algo que pudesse sair do papel. E o primeiro ítem foi justamente ir a um show deles, a banda do Bono.
Não digam que isso é filosofia  à la Rhonda Byrne, porque não é. Eu já sabia àquelas alturas do mês de janeiro que eles viriam ao Brasil. Mas sabe quando você boicota os próprios sonhos e passa a fazer de conta que eles não existem, se sentindo ridícula por pensar naquilo a certa altura da vida? Era assim que eu me sentia em relação a um dia ir a um estádio ver Bono e The Edge. Não me imaginava de verdade largando os três pimpolhos em casa e curtindo a noite com a banda que marcou uma época da minha vida e ainda continua me emocionando. Pois é. Fui pensando nisso e sorvendo o lambrusco gelado. Dou razão aos médicos que dizem que uma taça de vinho por dia faz muito bem ao coração. E digo que uma garrafa de vez em quando (sem apologia, por favor) faz bem à alma. À medida que o ritmo da música ia aumentando, aumentando, como frenéticas passadas de um treino de corrida, os meus sonhos foram pulando para o papel e minha decisão de realizá-los ficando mais forte. Fui dormir exausta de tanto imaginar como seria cada uma daquelas minhas pequenas e grandes loucuras. Mas hoje estou aí. Correndo, mudando minha vida. Planejando os detalhes de uma viagem. Estudando duas outras línguas. Dançando. Escrevendo. Fazendo as coisas acontecerem. E vou ao show do U2. Sozinha. Quer dizer... vão uns amigos...
E como eu digo: filho dá trabalho, mas é a melhor coisa do mundo quando a gente sabe ouvir e se deixa amar.

"It's a beautiful day/ Don't let it get away/ It's a beautiful day
Touch me,Take me to that other place/Teach meI, know I'm not a hopeless case"

(Beautiful Day - Adam Clayton / Bono Vox / Larry Mullen Jr. / The Edge)

terça-feira, 29 de março de 2011

Corra, Lili, Corra!

Não consigo pensar em outra coisa. Correr em Amsterdam virou ideia fixa.
Mas o mais legal é conhecer um monte de gente interessante e com ideias parecidas com as minhas, antes mesmo de entrar nesse grande desafio.
Pra quem não sabe do que estou falando, trata-se da WEBSERIE Mizuno, uma promoção da marca de tênis para incentivar novos corredores. Os quatro selecionados (dois homens e duas mulheres) irão passar por um treinamento especial, acompanhados por uma equipe da Mizuno durante sete meses e em outubro correrão a maratona de Amsterdam.
Não precisa nem dizer o quanto isso mexe com o imaginário da gente. E, melhor, o quanto a gente é impulsionado a correr. Eu, por exemplo, tinha dado um tempo devido às dores terríveis nos tornozelos. Eles doem durante o treino e incham no dia seguinte à corrida. Minha pisada é pronada. Não entenderam? Este é mais um jargão do vocabulário dos corredores que aprendi recentemente. Até pouco tempo eu sequer sabia que existem "pisadas" diferentes e que cada uma determina o jeito como o corredor se desempenha na pista. Antes eu dava a mínima pra escolha do tênis. Agora já estou louquinha pra comprar um que melhore minha pisada e alivie as dores que sinto.
Só de me inscrever na webserie Mizuno estou mais voltada pra esse mundo feito de suor, alto astral, tênis, cronômetros e lágrimas (de alegria ou dor). Comentei sobre isso com uma nova amiga da web. Ela só respondeu: "bem-vinda ao mundo dos mizuneiros, Lili".

segunda-feira, 28 de março de 2011

Just the way you are...

Pra ouvir a caminho de Amsterdam... BOA NOITE...

domingo, 27 de março de 2011

Só depois da meia-noite

Aposto que você não se lembra ou não costuma se lembrar muito bem dos sonhos que teve. Há tempos não me lembrava. Passei a sonhar acordada mesmo e, sabe? E bem melhor. Porque quando sonhamos acordados é possível fazer o sonho virar realidade. Construir sonhos necessita um bocado de loucura e um bocado de sensatez.
Sem um pouco de loucura não se vai a lugar algum. Nada mais enervante do que aquela pessoa que está sempre com os pés no chão. Não decola hora alguma. Não se entrega. E no fundo é tudo medo, esse sentimento primitivo, pai de todos os outros.
Como tudo em excesso é ruim, ter o pé no chão também ajuda. Façamos assim: percamos o senso só depois da meia-noite. Até lá, sejamos discretos, polidos, cheios de dedos como dizia a minha avó. A gente trabalha, sua perfumado. Ajeita os fios de cabelo com gel ou sabonete líquido no banheiro pra deixar aquela imagem limpinha na cabeça das pessoas. Ternos bem cortados, camisas com golas impecáveis. Colírio nos nossos olhos e nos dos outros que passam por nós com cara de "olha que pessoa legal", "fulana é tão elegante, né".
Aí, na hora do almoço a gente senta bonitinho e come bonitinho. Mastigando com cuidado pra não fazer barulho. Ninguém quer parecer o Mattew McCougney em cena (já viram ele naquele filme com a Sarah Jessica Parker? hum...dentes lindos, mas dava pra ver a comida sendo macerada, pedacinho a pedacinho...bleeergh!). Mas ninguém se importa de ser qualquer um em casa. Caetano já disse que de perto ninguém é "normal". Só que combinado é combinado: vamos deixar a normalidade só após a meia-noite, de preferência às quintas-feiras. Dia melhor pra perder a cabeça não há. Na verdade, já será sexta, né. Mas a gente prefere fingir que ainda é quinta e não se lembrar que às 5h a carruagem vai virar abóbora, já será quase dia de vestir taileur e ir pro matadouro de sonhos chamado escritório. Gente, gente, não to falando mal do meu trabalho. A-D0-RO o que faço. Mas vamos combinar que ninguém quer ficar empacotado num prédio todas as horas do dia.
Pra mim, que sou da escrita, que vim da reportagem de rua, tem sido uma experiência e tanto essa vida de comunicóloga corporativa. Aprendendo sempre, ta certo.
Mas nesta quinta, depois da meia-noite, vou enlouquecer e fazer algo inusitado e que me dê muuuito prazer. Só um pouquinho, ta.

sábado, 26 de março de 2011

Hora do Planeta 2011: é hoje!

Eu tô dentro, e vcs?

Amsterdam, aí vou eu...


Essa é pra entrar no clima! Webserie Mizuno aí vou eu!

sexta-feira, 25 de março de 2011

Gente! Gente! Tem sorteio novo aqui!



Meninas do meu Brasil varonil:  jajá tem outro sorteio aqui no blog. Sabe como é... o Dia das Mães está chegando, mais que motivo pra premiar quem prestigia esta que vos fala.
Em abril o BLOG DA LILI vai sortear este lindo vasinho de tulipas perfumadas da Clara Artesanato, totalmente handmade. Não é fofo?...
Logo, logo a gente vai colocar aqui um post make yourself  sobre essa coisinha linda e outras fofurices produzidas pela Dani Rabelo, mas enquanto ela organiza o seu espaço virtual e os videos sobre o assunto, fazemos esta gracinha para as nossas leitoras mamães, futuras mamães e filhinhas(os) que queiram presentear no próximo mês de maio, né? O vasinho enfeita e perfuma delicadamente qualquer cantinho do quarto ou do banheiro, gente. Um primor, viu?
PARA PARTICIPARadicione o link deste sorteio no Facebook, Orkut e/ou Twitter, SIGA o Blog da Lili e mande um e-mail para lilibraz@gmail.com com os seus dados: NOME COMPLETO, ENDEREÇO COMPLETO, E-MAIL e  DATA DE ANIVERSÁRIO.
Atenção: é imprescindível SEGUIR o blog e mandar os dados, ok?

O SORTEIO ocorrerá no dia 29 de abril. O resultado sai no mesmo dia, aqui no blog. Portanto, as participações serão válidas até 28/04. Podem começar já!

Abracejos!