Mostrando postagens com marcador brincadeira. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador brincadeira. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

10 coisas que não gosto

A karla Poubel do Mania de Casa Decoração (fofíssima!) me convidou e eu topei. Brincadeira interessante, porque, como ela mesma disse, faz com que a gente, que é do ramo, se conheça melhor, né? Claro que euzinha, que a-do-ro reinventar, vou lançar uma contraproposta logo a seguir... mas isso é daqui a pouco.
Vão aqui as 10 COISAS QUE EU NÃO GOSTO, gentes:

10º lugar:

PRECONCEITO


Nada pior que a exclusão que a gente tem mania de fazer por simples desconhecimento ou porque "se acha", né?

9º lugar:
VIOLÊNCIA, ESPECIALMENTE CONTRA CRIANÇAS.



Não tenho nem palavras pra descrever o que sinto quando vejo cenas como essa.

8º lugar:

VIOLÊNCIA CONTRA ANIMAIS


A ignorância humana é capaz de atrocidades como o abandono e a maldade contra seres indefesos e desprovidos de racioncínio, mas com sentimento e lealdade inigualáveis.

7º lugar:

CRIMES CONTRA A NATUREZA



Cenas assim mexem muito comigo e me tiram do sério. Esse ano o meu estado, Minas Gerais, foi vítima de nº recorde de queimadas. Fiquei muito triste e apavorada com a devastação causada pelo fogo e pela ignorância do homem.

6º lugar:
FALTA DE GENTILEZA





Gentileza gera gentileza, já disse o "profeta". A falta dela, por outro lado, gera infelicidade, stress, situações constrangedoras e desarmonia. Ser gentil é fundamental e, para isso, a gente tem um dia inteiro pela frente. No ônibus, na escola, no bar da esquina, em casa, em qualquer lugar, as oportunidades de sermos gentis com o próximo estão lá, à nossa espera.

5º lugar:

PALAVRÕES


Não gosto. Podem me chamar de velha, piegas, pudica, fresca, chata. Não gosto e pronto. Que me desculpe a Dercy Gonçalves, mas achava aquela mania dela desnecessária. E um péssimo exemplo. Conhceço crianças como essa aí da foto, que aos cinco anos já sabem falar 10 palavras de baixo calão e as dizem em todo o canto, sem o menor pudor, sem se importar com quem esteja ouvindo. E não aprenderam na escola... O exemplo em casa é tudo. Como está escrito: "nem só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da sua boca".

4º lugar:

FRESCURA OU O POPULAR "NARIZ EMPINADO"



Pessoas como a personagem interpretada magistralmente pela Meryl Streep em O Diabo Veste Prada, são o símbolo do nariz empinado ou da frescura. Aquele olhar blasé que diz "como o mundo é inferior e pedante" me faz ficar com pena. Sério. Senti muita pena da pessoa. Esse tipo de atitude me irrita. E talvez seja porque a gente, por mais santinha que queira ser, às vez cai nessa tentação, não é?

3º lugar:

COMIDA MAL FEITA OU FEITA COM DESCASO



Minha mãe cozinha muito bem. Meu pai também. Minha avó também cozinhava. Eu, nem tanto. Mas...quando vou para a cozinha, faço o meu melhor. Pode ser arroz e ovo frito, mas eles são feitos com capricho e amor. Comida com amor e atenção tornam qualquer prato um manjar. Minha avó paterna fazia o melhor picadinho de bofes que já comi na vida (pra quem não sabe, bofe é uma parte do estômago do boi e é uma das mais baratas do açougue). A alfavaca e a cebolinha se uniam ao amor e carinho que ela punha no tempero. O cheiro e a apresentação do prato ficavam deliciosos. A gente comia como se estivesse comendo carne de primeira. Por isso não suporto comida feita com descaso. Não precisa ser requintada ou cheia de frescura. Precisa ser gostosa e passar capricho. Isso é chique.

2º lugar:

MAU HUMOR E NEGATIVISMO

Sabe esse pessoal que vive se lamentando da vida? Se faz sol, reclama do calor. Se chove, reclama do frio ou de ter de sair de guarda-chuva. Se tem arroz e ovo, diz que a comida está um lixo. Se tem rosbife, acha que a carne está crua ou salgada demais. Se recebe uma notícia boa, logo emenda: "mas isso não vai durar muito" ou "aposto que é mentira...". Pois é. Conheço gente assim e isso me dá uma preguiça... Não gosto de conviver muito tempo ou permanecer muito tempo por perto desses reclamões mau humorados. O bom humor é meio caminho andado para as coisas darem certo. Tudo bem. A gente de vez em quando sai da cama com uma nuvenzinha sobre a cabeça, ninguém está livre disso. Mas o problema é querer permanecer com ela, entenderam? O negócio é dizer: "xô, mau humor!". Isso é ser grato pela vida.

E em 1º lugar.... the winner is...


INVEJA



 É lugar-comum, eu sei. Mas não tinha de ser outra coisa. Ela, a inveja, está no centro de grande parte das mazelas humanas. É irmã da vaidade e prima-primeira do egoísmo. Não precisa dizer muito. Sabe aquele olhar "seca-pimenteira", aquela palavrinha que deixa veneno? Então. São sintomas de inveja latentes. E pra quem não acredita, vai um alerta: inveja pega, sim. É capaz de minar sonhos, derrubar pessoas, levar projetos ao buraco. Mas tem um antídodo: paz no coração e caridade. Se a pessoa alvo da inveja olhar o invejoso com amor e desejo verdadeiro de que ele mude, ou seja, se olhar o outro com misericórdia, essa "caridade" neutralizará o veneno, gente. Acreditem.

Pois é. Está aí a minha lista. Mas como eu disse, vai aqui a minha contraproposta: que tal, depois dessa brincadeira, lançarmos uma outra? Sugiro às minhas queridas amigas blogueiras o tema AS 10 COISAS QUE FAREI PARA MUDAR O MUNDO.  A proposta é colocar 10 coisas simples, possíveis de se realizar no dia a dia, como ser mais gentil, ou iniciar um projeto no bairro (mas tem de explicar, entendem?). Pois é. Fica aí o meu desafio também.
Obrigada à Karla pela oportunidade e um bj a todos.

Ah!

10 blogueiras(os) a quem lanço a brincadeira das 10 coisas que não gosto:

Flávio Zaninelli - Casa, Coisas e Tal
Isbela Kastrup - Arrumadíssimo
Juliana Oliveira - Decoreju
Fernanda - Fernanda Reali
Juju - Apartamento Alugado
Betty Gaeta - Gosto Disso
Regiane - Casa Com Decoração
Gil - Coisas da Gil
Andrea Granja - Sou Mais Minha Casa 
Susi - Copy & Paste

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Parei de brincar

Hoje no 7X7, blog de Época, a Isabel Clemente, moça que adoro ler, fala sobre Brincadeiras para dias de muito cansaço. Sabe aquelas que toda mãe deveria ter de cor? Então, se é mãe, especialmente de coisinhas fofas com idade entre 8 e 3 anos, leia. Eu confesso que li e me bateu uma nostalgia que me fez escrever um comentário pra Isabel que é uma verdadeira choradeira. Por via das dúvidas, tô postando o dito aqui, pra que eu não o perca de vista e me lembre de tudo quando eles - os meus - estiverem com 25, 19 e 14. E como para as mães todo tempo passa muito rápido, vai ser daqui um tiquinho...
(Ilustração de Cora Ribeiro, em colaboração com o Blog 7x7 - 02/08)
 Para Isabel Clemente (Blog 7x7 de Época):
EU QUERO... quero muito que hoje, quando chegar em casa, meus filhos de 18, 15 e 10 anos estejam todos com 8, 5 e 3 anos pra eu poder fazer isso tudo com eles... Por enquanto, Isabel, enquanto seus textos me emocionam, sinto uma ponta de inveja e um tantinho assim de tristeza porque penso que, como ontem, quando chego em casa, um está na tv, outro no computador do quarto e outro no netbook que ganhou do pai por ter passado na primeira etapa do vestibular (esse brinquedinho está me afastando dela...quero brincar disso mais não!). A de 10 ainda me pede algumas coisas - que tenho me policiado pra atender, como ir ao parque de diversões num dia em que tenho zilhões de coisas, coisinhas e coizonas pra fazer em casa e fora de casa porque senão durante a semana a casa não anda: supermercado, faxina, lavar roupa, mandar cachorro pro pet, feira, terminar a pintura da casa, que está na metade e ler um livro que eu tb preciso por a cabeça no lugar. Aí eu, como ontem, o de 15, freudiano precoce, começa a me analisar como se eu fosse culpada porque resolvi que ele não pode mais brincar daquele jogo estranho na internet; a de 18 deu pra ignorar meus apelos por uma colaboração mais efetiva na arrumação da casa e boicotar as xícaras sujas dos irmãos na pia; e a de 10 não se conforma porque a mais velha monopoliza o controle e quer que eu lhe dê o sofá. Entre uma coisa e outra, saio catando coisas pela casa, brigo com a Morena porque fez xixi onde não devia, ponho roupa na máquina, mando todo mundo jantar, lavo louça, vejo o dever de casa, converso com minha mãe que quer um conselho e quando vejo, já é meia-noite e eu to prestes a virar abóbora. Ufa!!! Isabel... tem alguma brincadeirinha aí no seu chapéu mágico pra resolver minha vida depois das 19h30? Bj e obrigada pelo post delicioso. Me deu saudade...

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Não resisti...

Eu sempre posto algo irresistível aqui. Hoje foi a vez de eu me derreter diante do video que o pessoal da Desconceito fez para o blog Ana Sinhana. Taí, procês verem a animação em stop motion e ouvirem a música linda que puseram  e que toca láaaaaa no fundinho do coração da gente. Da vontade de ser criança, de beijar gatinhos na rua e ter bichinhos pela casa. Coisa que me lembrou aqueles desenhos de massinha (Mio e Mau da antiga TV Globinho nos idos anos 1970, ai que saudade) e deu vontade de brincar com os filhos de fazer coisinhas bonitas com agulha e linha e também de contar histórias de objetos que tomam vida à noite quando todos dormem. Pois é. Falei demais. Ver e ouvir é melhor. Com vocês, Ana Sinhana: