quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

O Livro de Lili



Fim de férias. Tô de volta. Pode dar piti, que eu assumo: deixei o barco correr durante um mês inteirinho. O que não significa que euzinha estava de bobeira. Nesse meio tempo, tb dei um tempo noutras coisas, passei aperto, chorei as pitangas, rodei um mundo, ri muito,rodei a baiana, pintei a casa, beijei moooooito, quebrei a cara, juntei os cacos, comi, rezei e amei. Daí, virei o ano. 2012 chega trazendo uma novidade: está nascendo, de parto normal, mas bem devagarinho, O Livro de Lili.
Como em todo parto, há dor. Mas no fim é uma alegria danada. A cada capítulo,alguns ais e uis. Mas é lá no Facebook, um a cada dois ou três dias. A cada três capítulos, eles vêm pra cá. Então, aqui vão os três primeiros. Boa leitura, queridos e queridas.

O LIVRO DE LILI
(Uma comédia de erros e acertos que são,foram ou ainda serão cometidos) 


CAPÍTULO 1 - Das novidades a que temos direito

1º de janeiro. Tô querendo novidade na minha vida. Tenho pela frente ainda 360 dias novinhos pra viver. Optei por vivê-los da melhor maneira. Prefiro ver o copo meio cheio, sabe? Que me chamem de piegas, azar! Dizem que ser feliz no Face é brega ou é doença. Daqui a pouco vão dizer que rir faz mal. Tô nem aí. Eu quero a novidade, mas com um toque de nostalgia (pra lembrar os momentos bons, tipo aquela música, aquele lugar, aquele amasso, sei lá, algo que me marcou pela energia boa que deixou na memória). Mas se vierem pra mim com essa história de "padrão de comportamento", acho que vou desconversar e fazer cara de paisagem. Não vou discutir, mas juro que vou me fingir de besta pra não brigar. Li no livro da Danuza Leão (ótimo) que o Humphrey Bogart dizia que com três drinques podemos mudar uma história. Então fica decretado: tomo três taças de um bom vinho e deixo a tristeza e o aborrecimento acharem que eu acredito neles.

CAPÍTULO 2. Da coragem que todos queremos ter, mas...

Seguinte: vinho é bom, falar de amenidades, jogar conversa fora, quebrar a rotina, tudo isso é bom demais. Principalmente se você está naquela "mais ou menos", que nem dá nem desce, sabe? Então. Bote pra quebrar, minha filha. Arrisque-se pelo menos uma vez! E daí se vão dizer que você é a mais pirada da família, aquela cujo nome não deve ser pronunciado (em público, né, porque na hora do pega pra capar, é do seu nome que eles vão se lembrar). Olha aqui: tomar decisões envolve muita coragem. E soltar a franga também. Por isso que eu digo que os gays que saem do armário merecem todos um troféu e uma passagem para o paraíso. Isso vale também pra quem simplesmente assume o que é - seja lá o que se é. Num tempo de tantos mascarados, encontrar um de cara limpa é bom demais, gente! Pois é. Mas também não vale armar barraco. Soltar a franga você pode e deve - desde que não solte em cima do pobre coitado que está do seu lado vendo a banda passar. Fazer o que acha certo independente do que achem de você, não quer dizer colocar o mundo na berlinda. Peraí, que o santo é de barro. Não dou conselho. Aliás, isso aqui passa longe de conselho. Só estou falando o que eu penso e que tenho resolvido fazer depois que os meus 40 e poucos me bateram à porta. Uma vez alguém disse (não me peçam pra dizer quem que eu não vou lembrar) que depois dos 70 todos temos direito a dizer e fazer o que pensa sem ser julgado. Eu resolvi adiantar um pouco isso aí. Afinal, o mundo mudou e nós com eles. E eu não to a fim de esperar os 70 pra ser eu mesma, valeu?

CaPítulo 3.Do medo e do último gole
Se era pra ser difícil, então tinha de ser bom. Foi assim que resolvi enfrentar aquele medo, aquele que normalmente faz a gente correr, dar dor de barriga, suar frio, passar um perrengue, sabe? Então escolhi as armas e fui à luta. Ele estava lá, do outro lado, me olhando com aqueles olhos de lobo mau e eu querendo pular o muro e virar a esquina. 
Contei até 10 baixinho, deixando a sensação de impotência e a imobilidade escorrerem pela goela, junto com o uísque que ainda restava no fundo da garrafa. Vamos combinar que ninguém no seu estado normal daria conta de um recado como aquele de cara limpa. Pensei com meus botões imaginários: se não for agora, não vai ser nunca. Enquanto isso, ele, olhos vidrados, vinha na minha direção, caminhando lentamente. Foi chegando, chegando, chegando. Em certo momento, tão perto que senti seu hálito. Meu coração batia na boca. Meus lábios formigavam, as mãos dormentes e as pernas bambeavam. Era o medo. Foi então que ele avançou sobre mim...e me beijou.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Deixa que eu deixo

O texto abaixo foi escrito pela jornalista Martha Medeiros e eu mandei minha filhota digitar e enviar pra mim. A danadina botou a vá atrás do toco e nada de me mandar. Só fez isso depois de dois telefonemas. Coisas de adolescente ocupada com mundinho virtu? Nada! Coisa de gente do século XXI que vive delegando e adiando e postergando e deixando para o outro a tarefa de fazer alguma coisa que considera não ser da sua alçada. Sabe aquela bola do jogo de vôlei que ficou no "deixa que eu deixo"? Pois é. É disso, coincidentemente que o texto da Martha - o tal que a filhota demorou pra me enviar - publicado na Folha de São Paulo do último domingo, 20/11, fala com propriedade.
Vamos a ele...

ALGUÉM QUEM
*Martha Medeiros

Faz muitos anos. Eu estava assistindo a um show do Living Colour, som pesado que fazia tremer as paredes de um pequeno ginásio da cidade. Guitarras, sonzeira, mal dava para se falar com a pessoa ao lado.



Foi quando resolvi dar uma espiada na tal pessoa ao lado: era uma mulher com um bebê de colo que não deveria ter mais do que quatro meses. Fiquei maluca. O que aquela criança fazia em meio a uma poluição sonora que era atordoante até para adultos?


Sem falar que na época se fumava à vontade em ambientes fechados. Não resisti e, entre uma música e outra, perguntei: você acha que esse é um local adequado para um bebê? Ela poderia ter me mandado longe, já que eu estava me metendo onde não devia, mas foi educada e respondeu que sabia que não, porém ela era muito fã do Living Colour e não tinha quem pudesse ficar em casa cuidando da sua filhinha. Respondi: que tal você mesma?


Ela me deu as costas e trocou de lugar.


Essa história me veio à lembrança depois que li no blog de uma leitora um caso semelhante. Ela e a mãe estavam passando de carro por uma rua, quando viram um senhor de cabelos brancos ajoelhado junto à sua bicicleta, tentando consertá-la. As duas viram a cena e ficaram com pena do homem. Comentaram: “Coitado, alguém tem que ajudá-lo”. Rodaram mais uns metros e então frearam bruscamente. “Ora, por que não nós?”


Deram meia-volta e descobriram que o senhor de cabelos brancos não era tão senhor, e sim um rapaz precocemente grisalho, e que ele estava com quase tudo já resolvido. Recusou a ajuda, agradeceu a gentileza e ofertou às duas seu melhor sorriso. O sorriso de quem sabe que pode contar com alguém, seja esse alguém quem for.


Alguém. Uma entidade a quem confiamos a solução de todos os nossos problemas. Alguém tem que dar um jeito no país. Alguém tem que mandar arrumar a máquina da lavar. Alguém tem que pensar no futuro das crianças. Alguém tem que se mexer, alguém tem que providenciar, alguém tem que ver o que está acontecendo. Mas como ele fará isso por você, sendo alguém tão ocupado?


Na hora de falar, nos anunciamos como muito capazes, mas quando a teoria necessita ser posta em prática, somos os primeiros a transferir responsabilidades. Talvez porque preservamos uma certa arrogância de senhor do engenho, que acredita que o servilismo de seus criados é que faz a roda do mundo girar.


Talvez por egoísmo: para que sujar minhas mãos se outro pode fazer o mesmo? Talvez tenha a ver com pouca autoestima: canto de galo, mas no fundo não presto para nada. Seja o motivo que for, estamos sempre esperando que Alguém se apresente para a tarefa que julgamos não ser nossa. Abrimos mão do protagonismo em prol de uma coadjuvância acomodada e maléfica para a sociedade. Pois é, e agora? Alguém tem que fazer alguma coisa.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Tem sorteio!!!


Pois então. Lili anda até aqui de serviço e não tá dando conta do  bloguito por esses dias. Além disso, estive dodói...snif! Mas agora já estou boa e vom comemorar com um sorteio fantástico da ANDREA GUIM. O selinho aí do lado já dá a pista dos prêmios que ela descolou pra comemorar o seu niver. Vai lá e veja como é fácil participar, ta? Um adesivo lindinho e uma água de lençóis deliciosa podem ser seus...quer dizer, se eu  não ganhar, né, porque também estou nessa.
Bjs!

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Deu Banana em 2012




Pois é. Sumi e voltei. Tem época que a gente fica que nem a música do Lulu: "como uma onda no mar...".
Voltei, mas não de mãos abanando! Taí ao lado no que deu o Calendário fofíssimo criado pelo pessoal do Banana Craft, blog superbacana que, aliás, está com uma promoção legal essa semana.
As meninas foram postando durante uma semana os arquivos para baixar. E aí... Lili não resistiu à costumização e deixou o seu calendário com a carinha dela. Vale ressaltar que a criatividade do Banana foi nota mil. Foi só colar a capa num reforço (papel de capa de catálogo ou revista ou mesmo um couché branquinho que sobrou de um trabalho que fiz..rsrs) e botar uma fitinha de cetim no acabamento. Florzinha facinha, facinha de fazer colada com cola quente e...tcharammmmm! Taí o meu calendário Banana Craft personalizado.
Obrigadão ao pessoal do Banana. Aliás, banana é minha fruta predileta. Bom pros ossos, bom pra aumentar a energia, bom pro cérebro e além de tudo é uma delícia. Pois é. Já vou começar 2012 com banana na cabeça. E isso é um ótimo sinal. Quer fazer o seu? Baixa lá!
Bj

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Doe um brinquedo neste Natal

Tem gente que sabe fazer as coisas de um jeito diferente. O blog Força de Expressão, por exemplo, está sorteando coisinhs fofas, mas... tem também uma ação hiper-mega-super-ultra-plus bonitinha junto: quem quiser ver crianças mais felizes, doa um brinquedo através do blog. Serão 200 fofurinhas mais felizes neste Natal. O que acham? Eu vou tratar de dar a minha contribuição. A gente tem mania de achar que só existe uma mneira de fazer certas coisas, mas no fim a gente aprende que há muito mais modos de fazer pessoas felizes. Vai lá e faz a sua parte também, ta? Olha o selinho aí!

Natal, chegando... mais sorteios pintando!

Gente, a mulherada está em total conexão com o Natal. Tem gente dando e ganhando presente pra todo lado que se olha no mundo virtu. E o blog SCRAPBOOK BY DRI não é diferente. Ou melhor, é. É que a Dri está sorteando kits fofíssimos. Com um detalhe: a cada dez novos seguidores, ela adiciona mais um mimo lindo como esse aí do lado para o sorteio, que acontece dia 29/11. Então corre lá, como eu fiz, ta!

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Tem sorteio na Decora Clube

Gente, gente! Lili ta numa correria geral. Tô devendo a receita da CAIPITICABA (não tinha máquina pra fazer a foto, aí danou-se tudo, porque post sem foto, não dá, né?).
Então, esse aqui é só pra falar do mega sorteio da DECORA CLUBE, loja di-vi-na que dará lindas peças de décor em dezembro pra quem entrar lá e votar no blog mais querido. Eu já votei no meuzinho, ta? São oito blogs fofos (alguns que eu amo mesmo e que tenho aqui na minha lista de favoritos e isso dificultou muito a minha escolha). Pois é. Passei só dar a notícia e espalhar a ideia. Clica aí no link e entra lá e vota já!
Bj e me bloga!
PS: a receita eu juro de pés juntos que vou dar até amanhã, ok?