terça-feira, 29 de novembro de 2011

Deixa que eu deixo

O texto abaixo foi escrito pela jornalista Martha Medeiros e eu mandei minha filhota digitar e enviar pra mim. A danadina botou a vá atrás do toco e nada de me mandar. Só fez isso depois de dois telefonemas. Coisas de adolescente ocupada com mundinho virtu? Nada! Coisa de gente do século XXI que vive delegando e adiando e postergando e deixando para o outro a tarefa de fazer alguma coisa que considera não ser da sua alçada. Sabe aquela bola do jogo de vôlei que ficou no "deixa que eu deixo"? Pois é. É disso, coincidentemente que o texto da Martha - o tal que a filhota demorou pra me enviar - publicado na Folha de São Paulo do último domingo, 20/11, fala com propriedade.
Vamos a ele...

ALGUÉM QUEM
*Martha Medeiros

Faz muitos anos. Eu estava assistindo a um show do Living Colour, som pesado que fazia tremer as paredes de um pequeno ginásio da cidade. Guitarras, sonzeira, mal dava para se falar com a pessoa ao lado.



Foi quando resolvi dar uma espiada na tal pessoa ao lado: era uma mulher com um bebê de colo que não deveria ter mais do que quatro meses. Fiquei maluca. O que aquela criança fazia em meio a uma poluição sonora que era atordoante até para adultos?


Sem falar que na época se fumava à vontade em ambientes fechados. Não resisti e, entre uma música e outra, perguntei: você acha que esse é um local adequado para um bebê? Ela poderia ter me mandado longe, já que eu estava me metendo onde não devia, mas foi educada e respondeu que sabia que não, porém ela era muito fã do Living Colour e não tinha quem pudesse ficar em casa cuidando da sua filhinha. Respondi: que tal você mesma?


Ela me deu as costas e trocou de lugar.


Essa história me veio à lembrança depois que li no blog de uma leitora um caso semelhante. Ela e a mãe estavam passando de carro por uma rua, quando viram um senhor de cabelos brancos ajoelhado junto à sua bicicleta, tentando consertá-la. As duas viram a cena e ficaram com pena do homem. Comentaram: “Coitado, alguém tem que ajudá-lo”. Rodaram mais uns metros e então frearam bruscamente. “Ora, por que não nós?”


Deram meia-volta e descobriram que o senhor de cabelos brancos não era tão senhor, e sim um rapaz precocemente grisalho, e que ele estava com quase tudo já resolvido. Recusou a ajuda, agradeceu a gentileza e ofertou às duas seu melhor sorriso. O sorriso de quem sabe que pode contar com alguém, seja esse alguém quem for.


Alguém. Uma entidade a quem confiamos a solução de todos os nossos problemas. Alguém tem que dar um jeito no país. Alguém tem que mandar arrumar a máquina da lavar. Alguém tem que pensar no futuro das crianças. Alguém tem que se mexer, alguém tem que providenciar, alguém tem que ver o que está acontecendo. Mas como ele fará isso por você, sendo alguém tão ocupado?


Na hora de falar, nos anunciamos como muito capazes, mas quando a teoria necessita ser posta em prática, somos os primeiros a transferir responsabilidades. Talvez porque preservamos uma certa arrogância de senhor do engenho, que acredita que o servilismo de seus criados é que faz a roda do mundo girar.


Talvez por egoísmo: para que sujar minhas mãos se outro pode fazer o mesmo? Talvez tenha a ver com pouca autoestima: canto de galo, mas no fundo não presto para nada. Seja o motivo que for, estamos sempre esperando que Alguém se apresente para a tarefa que julgamos não ser nossa. Abrimos mão do protagonismo em prol de uma coadjuvância acomodada e maléfica para a sociedade. Pois é, e agora? Alguém tem que fazer alguma coisa.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Tem sorteio!!!


Pois então. Lili anda até aqui de serviço e não tá dando conta do  bloguito por esses dias. Além disso, estive dodói...snif! Mas agora já estou boa e vom comemorar com um sorteio fantástico da ANDREA GUIM. O selinho aí do lado já dá a pista dos prêmios que ela descolou pra comemorar o seu niver. Vai lá e veja como é fácil participar, ta? Um adesivo lindinho e uma água de lençóis deliciosa podem ser seus...quer dizer, se eu  não ganhar, né, porque também estou nessa.
Bjs!

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Deu Banana em 2012




Pois é. Sumi e voltei. Tem época que a gente fica que nem a música do Lulu: "como uma onda no mar...".
Voltei, mas não de mãos abanando! Taí ao lado no que deu o Calendário fofíssimo criado pelo pessoal do Banana Craft, blog superbacana que, aliás, está com uma promoção legal essa semana.
As meninas foram postando durante uma semana os arquivos para baixar. E aí... Lili não resistiu à costumização e deixou o seu calendário com a carinha dela. Vale ressaltar que a criatividade do Banana foi nota mil. Foi só colar a capa num reforço (papel de capa de catálogo ou revista ou mesmo um couché branquinho que sobrou de um trabalho que fiz..rsrs) e botar uma fitinha de cetim no acabamento. Florzinha facinha, facinha de fazer colada com cola quente e...tcharammmmm! Taí o meu calendário Banana Craft personalizado.
Obrigadão ao pessoal do Banana. Aliás, banana é minha fruta predileta. Bom pros ossos, bom pra aumentar a energia, bom pro cérebro e além de tudo é uma delícia. Pois é. Já vou começar 2012 com banana na cabeça. E isso é um ótimo sinal. Quer fazer o seu? Baixa lá!
Bj

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Doe um brinquedo neste Natal

Tem gente que sabe fazer as coisas de um jeito diferente. O blog Força de Expressão, por exemplo, está sorteando coisinhs fofas, mas... tem também uma ação hiper-mega-super-ultra-plus bonitinha junto: quem quiser ver crianças mais felizes, doa um brinquedo através do blog. Serão 200 fofurinhas mais felizes neste Natal. O que acham? Eu vou tratar de dar a minha contribuição. A gente tem mania de achar que só existe uma mneira de fazer certas coisas, mas no fim a gente aprende que há muito mais modos de fazer pessoas felizes. Vai lá e faz a sua parte também, ta? Olha o selinho aí!

Natal, chegando... mais sorteios pintando!

Gente, a mulherada está em total conexão com o Natal. Tem gente dando e ganhando presente pra todo lado que se olha no mundo virtu. E o blog SCRAPBOOK BY DRI não é diferente. Ou melhor, é. É que a Dri está sorteando kits fofíssimos. Com um detalhe: a cada dez novos seguidores, ela adiciona mais um mimo lindo como esse aí do lado para o sorteio, que acontece dia 29/11. Então corre lá, como eu fiz, ta!

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Tem sorteio na Decora Clube

Gente, gente! Lili ta numa correria geral. Tô devendo a receita da CAIPITICABA (não tinha máquina pra fazer a foto, aí danou-se tudo, porque post sem foto, não dá, né?).
Então, esse aqui é só pra falar do mega sorteio da DECORA CLUBE, loja di-vi-na que dará lindas peças de décor em dezembro pra quem entrar lá e votar no blog mais querido. Eu já votei no meuzinho, ta? São oito blogs fofos (alguns que eu amo mesmo e que tenho aqui na minha lista de favoritos e isso dificultou muito a minha escolha). Pois é. Passei só dar a notícia e espalhar a ideia. Clica aí no link e entra lá e vota já!
Bj e me bloga!
PS: a receita eu juro de pés juntos que vou dar até amanhã, ok?

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Caipiticaba da Lili

Seguinte, pessoal: Lili chegou mortinha do serviço. Labutou quinta e sexta direitinho. Fez a lição de casa direitinho, etc e tal. Então aí chega esse fim de tarde lindo. Lindo porque temos os amigos pra partilhar as tristezas, durezas e fofurices dessa vida. E pra compartilhar uma bebidinha gostosa, que ninguém é de ferro, né? Mas tudo na paz e sem exagero porque, como dizia minha tia Geralda, "todo demais é muito", né não?
Então Lili só vai ali tomar uma ducha, dar beijo na filharada e ganhar uma lambida da Morena e volta já com uma receita que é daqui ó! É essa aí do título mesmo: Caipiticaba da Lili. Justinha pra um fim de sexta, visse?

Beijo e já volto...hoje é sexta-feira, gente! Ah... a receita vai tá tb na página do Facebook, viu. Então curte aí que eu vou ficar pra lá de feliz...